Os secretários de Agricultura reunidos pelo Conselho Nacional (Conseagri) se reúniram nesta semana para avaliar a redação do anteprojeto de lei que está sendo elaborado para garantir prioridade aos recursos destinados à defesa sanitária nacional.
Segundo a presidente do Conselho, a secretária Sul-Mato-Grossense Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur), "todos estão mobilizados para que a lei seja votada e tenha prioridade como acontece com a verba para saúde, afinal a sanidade é questão de saúde pública".
A reunião acontece hoje (14), a partir das 14 horas, no Ministério da Agricultura (Mapa).
A proposta da lei foi discutida e vem sendo alinhavada pelos membros do Conseagri e também do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa). Em primeira parcial apresentada ao Ministério da Agricultura, em meados do mês de setembro passado, este passou a integrar o grupo de trabalho que está elaborando a redação do anteprojeto. Para o próximo ano o Mapa já garantiu cerca de R$ 140 milhões para defesa sanitária via Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Para discutir o assunto secretários de todos os Estados devem participar da reunião que já tem a presença confirmada do diretor de Defesa Agropecuária do Mapa, Ênio Marques; da assessora parlamentar do senador eleito Waldemir Moka, Cornélia Manes e do assessor da subsecretaria de representação do Governo de Mato Grosso do Sul, Luiz Fernando dos Santos.
Na ocasião a pauta prevê também a discussão sobre os convênios plurianuais, outro assunto sensível no âmbito das relações entre as Secretarias de Agricultura e o Ministério.