22/01/2024 às 09h00min - Atualizada em 22/01/2024 às 09h00min

Nova identidade visual do Site Ciência do Leite

Site Ciência do Leite, pioneiro no país ao abordar o tema leite e derivados de forma tão abrangente

Marco Antônio Cruvinel L. Couto e Luiza Carvalhaes Albuquerque
Site Ciência do Leite
Foto Divulgação Site Ciência do Leite
Em 1998, enquanto trabalhava em um laticínio em Guaíra, no Paraná, uma ideia surgiu durante uma noite de insônia: criar um site que fornecesse informações abrangentes sobre leite e seus derivados. “Se eu, que era formado em laticínios numa das instituições de maiores referências nacionais - Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG, tinha problemas com informações, imagine os que não têm acesso nenhum?”, pensava eu.

Na tarde do mesmo dia, imerso na operação das queijomatics (grandes tanques semiautomáticos de fazer queijo), percebi que tudo ali era uma verdadeira ciência, a Ciência do Leite. Foi nesse momento que concebi o Site Ciência do Leite, pioneiro no país ao abordar o tema de forma tão abrangente. Ainda naquele fim de semana, consegui um estudante de TI para desenvolver o site. Posteriormente, convidei a também técnica em laticínios, coordenadora de transferência em tecnologia do ILCT, Luiza Carvalhaes de Albuquerque a se juntar a mim e mantermos o site ativo.  Vale destacar que, nem eu, nem a Luiza, tínhamos experiência com a Internet naquela época, já que o acesso à rede mundial de computadores era um luxo para poucos. Assim, fundamos o site que hoje é o mais antigo do Brasil dedicado ao universo do leite e seus derivados, mantendo-o presente até o presente dia. Foram dias de estudo e aprimoramento para aprendermos todas as teorias e práticas que o desenvolvimento e manutenção de um site comportava. É quando você para, olha, e percebe que o que sonhou durante muito tempo se materializou e virou realidade!

Dificuldades iniciais e situação atual - Desde a criação do Site Ciência do Leite, superamos desafios iniciais, como a ausência de acesso à Internet, descrença de anunciantes, das pessoas e de patrocinadores. Além disso, tivemos que fazer tudo com recurso próprio, para estabelecer o site como ferramenta importante de consulta para estudantes, pesquisadores e profissionais do setor. Ao longo dos anos, alcançamos metas notáveis. Em 2023, ultrapassamos as nove mil notícias postadas e centenas de artigos técnicos — foram mais de 1.000 notícias postadas apenas no ano passado, além dos quase 100 artigos e textos técnicos. Neste ano de 2024, almejamos metas ainda mais ambiciosas, abordando temas cada vez mais complexos e atuais.

Nosso trabalho - Desde 2006, realizamos análises de mercado, destacando retrospectivas e perspectivas de cada ano, evidenciando o quão profundo é o nosso conhecimento do setor. Em janeiro de 2020, previmos, em um texto de perspectivas (como fazemos anualmente), a possibilidade do coronavírus interferir em todas as análises ali realizadas — o que se concretizou, alterando os rumores conforme previsto no próprio texto. O Site Ciência do Leite apresenta em seu conteúdo temas relevantes redigidos por pesquisadores, professores e técnicos experientes da área sobre aspectos associados à produção e à qualidade do leite, tecnologias para a fabricação de produtos lácteos, padrões de identidade e qualidade e aproveitamento do soro de leite, assunto hoje de extrema importância nutricional, econômica e ambiental para o setor, além de notícias atuais e importantes para o segmento lácteo.

Nova identidade visual - Após 25 anos no ar, decidimos, pela segunda vez, renovar nossa identidade visual, escolhendo um logotipo que reflete o momento atual, no qual a pesquisa e a tecnologia ganham espaço e se tornam parte integrante do nosso cotidiano. Estamos empenhados em apresentar essa nova roupagem à marca, mantendo o mesmo propósito e a mesma essência que nos trouxeram até aqui, com plena consciência do que realizar. Anunciar o lançamento da nova logomarca do Ciência do Leite, representa nosso espírito de inovação, profissionalismo e autoridade nas áreas em que atuamos. Ela foi criada com o objetivo de expressar nossa paixão pela tecnologia, nossa busca pela excelência e nosso foco. Esta nova identidade visual reflete nossa constante evolução e nosso compromisso com nossos amigos, clientes e usuários. Conscientes do que já conquistamos, olhamos para o futuro com a certeza de que continuaremos a desempenhar um papel relevante na divulgação de conhecimento e no acompanhamento das transformações do setor lácteo.

Saudações Laticinistas!
Marco Antônio Cruvinel de Lemos Couto - Diretor Técnico Administrativo
Luiza Carvalhaes de Albuquerque - Equipe Técnica e Marketing

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp