13/01/2024 às 12h30min - Atualizada em 13/01/2024 às 12h30min

Em 20 anos, sucos prontos para beber crescem mais de 700% no Brasil em embalagens Tetra Pak

Demanda por saudabilidade impulsiona novas opções com apelo natural

Tetra Pak
Néctar Comunicação Corporativa
Foto Divulgação Tetra Pak
 

Há cerca de 20 anos, os sucos prontos para beber chegavam ao país por meio da tecnologia de envase asséptico da Tetra Pak, com ampla variedade de sabores, a bebida viu um crescimento de 738%, segundo dados da companhia, considerando o período de 1999 a 2022. Do café da manhã ao piquenique no parque, a praticidade dos sucos em caixinha conquistou os brasileiros e se tornou uma das principais escolhas do consumidor. Nos primeiros 10 anos, as vendas da categoria cresceram quase seis vezes chegando em 2009 com cerca de 1,5 milhões de embalagens comercializadas. Atualmente, já são cerca de 2,2 milhões ao ano. Os dados contemplam também água de coco, bebida de soja e chás prontos, categorias pouco expressivas até recentemente.  O volume em cada embalagem varia dependendo do seu tamanho, sendo que as opções individuais (até 500ml) representam 80% das vendas em embalagens, com a maior demanda para consumo em movimento ou em lancheiras, como uma opção prática e saudável para as crianças e adultos em rotinas agitadas. 

“As caixinhas da Tetra Pak oferecem maior autonomia no consumo infantil, oferecendo mais segurança ao beber, além do canudo que evita acidentes e confere mais higiene. Já as embalagens familiares, de 1L ou mais, ganharam ainda mais espaço durante a pandemia, sendo uma opção ideal para o consumo em casa”, comenta Danilo Zorzan, diretor de Marketing da Tetra Pak Brasil. Os queridinhos são os sucos de uva e laranja, que respondem por cerca de 62% das vendas, de acordo com o levantamento da Nielsen. Dependendo da região, os dois sabores podem inverter posições na preferência do consumidor, com a uva sendo favorita em estados como Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Rio de Janeiro, enquanto laranja lidera as vendas em São Paulo e região Sul. No Nordeste, o sabor frutas cítricas (21%) tem maior relevância versus a média Brasil (9%). 

Evolução do paladar brasileiro

Populares nas gondolas dos supermercados, lancheiras e na mesa em família, os sucos em caixinha passaram a fazer parte do dia a dia do consumidor, com opções que se encaixam bem em qualquer situação. Entretanto, não foi tão fácil conquistar o paladar do brasileiro. Logo que chegou ao país, a bebida enfrentou forte barreira de sabor, sendo comparada com o suco feito em casa. Para contornar essa resistência do consumidor, a indústria focou em uma maior variedade de sabores, trazendo opções sem referência caseira por serem difíceis de fazer em casa, como uva, pêssego e morango. Com a entrada dos novos sabores, rapidamente os sucos prontos ganharam o mercado nacional. Agora, a indústria vem trabalhando para atender as novas expectativas do consumidor, que está mais consciente sobre sua saúde. 

Futuro das bebidas prontas para beber

Ao longo desses 20 anos, o paladar do consumidor também passou por transformações. Segundo pesquisa realizada pela Tetra Pak, 65,2% dos brasileiros consideram extremamente relevantes que os sucos sejam feitos apenas com ingredientes naturais e 60,1% optam por produtos de alta qualidade, o que passa pela preocupação com adição de açúcar (28,7%), embalagens práticas (17,6%) e que preservem o sabor (24,3%), por exemplo. Produtos sem conservantes também são essenciais para 44,3%. “O movimento de saudabilidade vem ganhando força rapidamente no país e no mundo, sendo uma das principais demandas dos consumidores para a indústria de alimentos e bebidas. Nossas pesquisas mostram que os brasileiros querem opções mais saudáveis e naturais, e estão dispostos a pagar mais por isso, mas não abrem mão do paladar, querem um produto que seja saboroso”, afirma Zorzan. 

A tecnologia das embalagens cartonadas longa vida da Tetra Pak permite que os produtos tenham prazo de validade mais longo, preservando o sabor, cor e textura sem a necessidade de conservantes ou refrigeração, o que facilita sua distribuição e armazenamento. Além disso, a companhia apoia a indústria no desenvolvimento de opções que atendam as demandas por saudabilidade, entre outras inovações. Trabalho esse que inclui a criação de receitas, adequação de processos para garantia de performance e suporte na escolha dos fornecedores das matérias-primas mais adequadas à formulação ideal. Hoje, a indústria vem ampliando a oferta de sucos premium, que trazem atributos de qualidade como valor agregado em resposta à demanda por produtos sem aditivos. Para além do suco, novas categorias com apelo natural também vêm ganhando força no segmento pronto para beber, como água de coco e chás. Com diversas opções em caixinha, essas bebidas têm se diferenciado como opções que trazem bem-estar e refrescância para a dieta dos brasileiros. 

Sobre a Tetra Pak - A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios. O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™" reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja. 

Fonte: Néctar Comunicação Corporativa
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