03/01/2024 às 09h24min - Atualizada em 03/01/2024 às 09h24min

Teste Diário de CCS: uma ferramenta essencial para o controle da mastite e da qualidade do leite

Utilizando o MQC-C, a Breunig Agricultura e Pecuária constatou o aumento da produtividade, da saúde e do bem-estar dos animais e da qualidade do leite

Attuale Comunicação
Portal do Agronegócio
Foto Divulgação Attuale Comunicação
 

Por meio de inovações voltadas ao setor leiteiro, realidades que antes pareciam distantes se tornam cada vez mais próximas - e uma fazenda localizada na cidade de Condor, no Rio Grande do Sul (RS), é prova disso. Utilizando o MQC-C, equipamento acoplado no robô de ordenha Lely Astronaut, a Breunig Agricultura e Pecuária realiza testes diários para diagnosticar precocemente quadros de mastite e, em 2022, conquistou o 1º lugar no Prêmio de “Referência Leiteira" do estado, se destacando por sua eficiência produtiva e qualidade do leite.    

A Contagem de Células Somáticas (CCS) no leite serve para avaliar a qualidade e higiene do leite, indicando a presença de células inflamatórias, como os leucócitos, que podem ser um indicativo de infecções mamárias em vacas leiteiras. Desenvolvido pela Lely, empresa referência em soluções em automação para a pecuária leiteira, o MQC-C proporciona ao produtor a possibilidade de testar o leite diariamente, visando sua qualidade e a prevenção da mastite, principal doença que acomete o rebanho no setor. 

Com o primeiro robô de ordenha Lely Astronaut instalado na propriedade em 2020, o responsável pela atividade leiteira da fazenda, Daniel Breunig, conta o porquê investiram na aquisição da ferramenta. “O que nos motivou a adquirir o MQC-C foi o monitoramento da sanidade dos animais que ele promove, potencializando ainda mais os bons resultados que já tínhamos com o Astronaut. Por isso, quando compramos o segundo robô, em 2022, já solicitamos mais um MQC-C". 

“Uma das principais diferenças que notamos foi um diagnóstico ainda mais rápido e precoce e, por conta disso, conseguimos fazer um tratamento mais simples, muitas vezes, inclusive, sem o uso de antibióticos, o que reflete também na diminuição de gastos. No final, a junção desses benefícios traz, entre outros fatores, o aumento da produtividade, da saúde da glândula mamária, do bem-estar dos animais e da qualidade do leite”, complementa. 

Como funciona? 

O MQC-C fica instalado em um compartimento acoplado ao robô, que faz a coleta de uma amostra de leite a cada três ordenhas e adiciona o líquido reagente. Com base na viscosidade dessa amostra, uma indicação de contagem de células (CCS) será gerada. Esse teste é baseado no mesmo princípio do California Mastitis Test (CMT). Quanto mais células inflamatórias estiverem presentes no leite, mais viscosa a mistura se torna. 

O MQC-C realiza um teste a cada três ordenhas, por meio do recurso Smart Sampler. Porém, quando o teste apresenta variação e alta CCS (>250.000 células/ml), o dispositivo passa a coletar uma amostra em cada ordenha, permitindo uma intervenção mais rápida do produtor. 

“Em conjunto aos demais sensores do Lely Astronaut, que atuam no monitoramento da saúde de úbere, o MQC-C auxilia na identificação de riscos, o que proporciona uma visão mais efetiva e individual da saúde do úbere, auxiliando no manejo da mastite em termos de detecção precoce e avaliação do tratamento da vaca seca na lactação seguinte, por exemplo”, explica a Farm Management Support (FMS) da Lely para a América Latina, Letícia Fernandes. 

“Outros benefícios incluem a melhora do rebanho como um todo; amostras individuais diárias; maior segurança na produção e qualidade do leite, além de evitar custos adicionais, gastos com antibióticos e descarte de leite. Com um litro do reagente, é possível fazer 2.900 amostragens a um custo bem competitivo”, finaliza. 

Fonte: Attuale Comunicação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp