03/01/2024 às 08h12min - Atualizada em 03/01/2024 às 08h12min

Rabobank apresenta perspectivas para o mercado do leite em 2024

Maior equilíbrio entre oferta e demanda

Portal do Agronegócio
Imagem de Fabrikasimf no Freepik
O Rabobank compartilhou suas análises e perspectivas para o mercado de leite em 2024, destacando a busca por um maior equilíbrio entre oferta e demanda. O cenário aponta para um crescimento mais robusto da oferta, prevendo uma melhoria nas margens industriais no próximo ano. O ano de 2023 foi caracterizado por desafios para a indústria láctea brasileira, com uma demanda abaixo das expectativas e oscilações na disponibilidade de matéria-prima, limitando as margens em diversas categorias do mercado. A produção, inicialmente abaixo do esperado no primeiro trimestre, viu uma recuperação gradual no segundo trimestre, acompanhada por um cenário de preços influenciado por fatores como a valorização do real e a queda nos preços internacionais.

O segundo semestre trouxe um aumento sazonal na produção, mas a demanda permaneceu aquém das expectativas, impactando a recuperação dos preços no atacado e varejo. A produção nacional deve fechar o ano de 2023 com uma leve alta de 1,5%, indicando uma recuperação após a queda de 4,8% em 2022. Apesar da pressão nos preços ao produtor, a rentabilidade se manteve positiva ao longo do ano, impulsionada por custos menores de grãos, energia e fertilizantes. Para 2024, prevê-se uma migração de pequenos produtores para outras atividades, consolidando a base produtora e favorecendo a rentabilidade dos produtores de grande porte.

O Rabobank destaca a necessidade de entender as razões por trás do fraco desempenho do setor em 2023, apontando para o poder de compra reduzido do consumidor brasileiro devido ao aumento da inflação de alimentos e à queda na renda real dos trabalhadores. Quanto ao mercado internacional, as importações brasileiras cresceram significativamente em 2023, mas a perspectiva é de um avanço menor até o final do ano. Para 2024, o Rabobank prevê uma recuperação moderada nos preços internacionais, impulsionada pela desaceleração da oferta internacional e pela demanda reprimida.

Antevendo um início de ano mais favorável em 2024, com recuperação nos preços ao produtor e margens positivas, o Rabobank projeta um crescimento moderado na oferta de leite no primeiro semestre, com um aumento total de 2% em volume para o ano. Quanto à demanda, embora o cenário do consumidor brasileiro permaneça desafiador, espera-se uma ligeira melhora. O crescimento econômico projetado para 2024 e o nível atual de desemprego não parecem ser suficientes para gerar um aumento significativo na renda real, mas a demanda deve apresentar um acréscimo modesto de 1-2% em volume em relação a 2023. Prevendo margens levemente maiores para a indústria, o Rabobank destaca a importância do equilíbrio entre oferta e demanda, o que deve contribuir para preservar as margens em várias categorias, apesar das oscilações sazonais de preços.

Fonte: Portal do Agronegócio

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp