11/12/2023 às 08h45min - Atualizada em 11/12/2023 às 08h45min

Alta densidade nutricional do leite

A presença de nutrientes como proteínas, cálcio e vitamina D, entre outros, fazem do leite uma bebida com alta densidade nutricional.

Piracanjuba Health & Nutrition
Foto Divulgação Freepik
Existem diferentes maneiras ajudar seu paciente a fazer melhores escolhas alimentares, e ainda trabalhar no processo de reeducação alimentar deste indivíduo, para que ele consiga manter uma alimentação equilibrada de maneira mais autônoma e consciente. Uma das ferramentas existentes para entender melhor a qualidade dos alimentos consumidos é a densidade nutricional. Veja mais a seguir sobre esse tema, e ainda confira porque o leite é considerado um dos alimentos com alta densidade nutricional.  
 
O que é densidade nutricional? O conceito de densidade nutricional foi criado em 2005 pelas Diretrizes Americanas, e visa estimular que as pessoas incluam mais alimentos que contenham mais nutrientes, evitando opções que sejam apenas “calorias vazias”. 
 
Assim, pode-se entender que a densidade nutricional se refere à relação entre a quantidade de nutrientes presente em uma determinada quantidade de calorias do alimento ou bebida.  Não existe uma única forma de se calcular a densidade nutricional de um determinado alimento. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas diferentes metodologias, muitas delas bem complexas, e que são dificilmente feitas pelo nutricionista que está em atendimento. De qualquer forma, o que vale aqui é trazer esse conceito ao paciente, mostrando que uma alimentação equilibrada deve conter, na maior parte do tempo, opções de alimentos e bebidas que sejam ricas em nutrientes como proteínas, vitaminas, minerais, fibras e outros componentes que possam ter algum efeito benéfico para a saúde.
 
Alguns exemplos de alimentos e bebidas com alta densidade nutricional são:
- Frutas 
- Legumes e vegetais 
- Cereais integrais 
- Ovos 
- Nuts (nozes, castanhas, avelã) 
- Leguminosas (feijões, lentilha, grão-de-bico, etc...) 

O leite possui alta densidade nutricional?  A resposta é sim!  De acordo com uma das metodologias criadas para avaliar a densidade nutricional dos alimentos – chamada “Nutrient Rich Food Index (NFR)”, e elaborada pelo Guia Alimentar Americano e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) - o leite pode ser considerado um alimento de alta densidade nutricional. Esse documento ainda cita que deve haver um estímulo para que opções com “calorias vazias” e com altos teores de açúcares e sódio sejam substituídas por opções com alta densidade nutricional, como o leite. 
 
Abaixo, seguem alguns nutrientes presentes no leite e que justificam seu status de alimento com alta densidade nutricional:
- Proteínas
 - Vitamina D
 - Potássio
 - Magnésio
 - Cálcio
 - Fósforo
 - Vitamina B2
  
Desta forma, é possível entender que o consumo de leite por indivíduos saudáveis deve ser estimulado pelo profissional nutricionista, com o intuito de fornecer nutrientes importantes para uma alimentação equilibrada. 
 
Referências Bibliográficas
Drewnowski A. Concept of a nutritious food: toward a nutrient density score. Am J Clin Nutr. 2005; 82(4):721-32.  
Drewnowski A, Fulgoni V. Nutrient density: principles and evaluation tools. Am J Clin Nutr 2014; 99(suppl):1223S–8S.  
Mendoza-Velázquez A, Lara-Arévalo J, Siqueira KB, Guzmán-Rodríguez M, Drewnowski A. Affordable Nutrient Density in Brazil: Nutrient Profiling in Relation to Food Cost and NOVA Category Assignments. Nutrients. 2022; 14: 1-15.  
U.S Department of Agriculture. Dietary Guidelines for Americans. 2010. Disponível em https://health.gov/sites/default/files/2020-01/DietaryGuidelines2010.pdf. Acesso em Fevereiro/23.  
Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN). A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro. Disponível em http://sban.cloudpainel.com.br/source/SBAN_Importancia-do-consumo-de-leite.pdf. Acesso em Fevereiro/23. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp