06/12/2023 às 13h30min - Atualizada em 06/12/2023 às 13h30min

Queijos Autorais em Porto Alegre. Diretamente da fazenda Três Montes

A Fazenda Três Montes é uma micro queijaria gaúcha que encontra em seus produtos uma oportunidade de levar uma vida mais slow e com mais qualidade.

Andressa Riquelme
Revista Onne & Only e Fazenda Três Montes
Divulgação Arquivo Pessoal Andressa Riquelme
A Fazenda Três Montes é uma micro queijaria gaúcha que encontra em seus produtos uma oportunidade de levar uma vida mais slow e com mais qualidade. Em visita a França, o cirurgião plástico, Dr. André Monte, e a arquiteta, Cris Schmitz, percorreram a região Auvergne-Rhône-Alpes, em busca de aperfeiçoamento para os produtos da Fazenda Três Montes, localizada em Triunfo. Para a produção de queijos artesanais da propriedade, o casal trouxe técnicas, tanto de maturação como locais de cura, da Mons Formation, melhor escola francesa de affinage du fromage. Com o crescimento do interesse por produtos artesanais e a valorização de alimentos verdadeiros, o casal investe no agronegócio gaúcho com conceitos de agricultura familiar. No segundo semestre de 2020, comercializarão os queijos para o mercado e vão oferecer eventualmente “open farm” para grupos fechados na propriedade. “A ideia é apreciar um dia na natureza, degustando os nossos produtos e menu típico da região, harmonizados com bons vinhos gaúchos”, conta o cirurgião plástico.

A arquiteta explica que a fazenda vai adaptar os sistemas de caves francesas para a realidade brasileira, com matérias primas e tecnologia nacional. “Fomos aprender com quem faz isto há centenas de anos. Buscamos entender os processos de produção e maturação deles, mas nosso objetivo será empregar essas técnicas na nossa produção queijeira, que já tem identidade e características próprias, e, assim, aperfeiçoá-las. Queremos fazer queijos da fazenda Três Montes, brasileiros, gaúchos e originais”, conclui. Com sintonia e equilíbrio das necessidades humanas com o respeito a natureza, os queijos da Fazenda Três Montes são produzidos com leite de vaca Jersey, criadas livremente no campo, com pasto livre. Atualmente, a propriedade trabalha com os queijos “Alma” – maturado 60 dias, com massa úmida, levemente cremoso e sabor marcante –; o “Raiz” – inspirado no Grana Padano, é intenso, com massa firme e compacto, maturado naturalmente por 90 dias ou mais em cave de pedra – ; e o “Flor” – um queijo láctico mais leve, com sabor marcante, maturação de 30 dias, massa cremosa e mofo branco. Dois produtos passarão por ajustes na técnica: o “Origem”, com nova receita inspirado no Cantal e no Comte, terá maturação mínima de nove meses. O objetivo é um produto com massa untuosa, adocicada, amendoada, com cristais e picante. Já o Flor vai originar o queijo láctico “Florzinha”, com teste de receitas inspiradas no Brillat Saverin, que com maturação curta de 25 a 30 dias, possui massa mole, é cremoso e leve.

Bons queijos contam histórias - Respeito a natureza, respeito aos animais, respeito as pessoas fazem parte dos valores da família. O terroir da Fazenda Três Montes é determinante no sabor dos queijos. Falar de terroir é falar de um conjunto de fatores como topografia, geologia, clima, microclima, intervenção humana, cultura, história e tradição. Testes empíricos familiares, visitas e cursos em fazendas paulistas, até formação na MONS FORMATION na França, capacitaram os proprietários e a equipe a produzirem queijos artesanais únicos.

Agronegócio familiar - Em busca de uma vida slow e do resgate do contato com a natureza, um médico e uma arquiteta com três filhos pequenos, deram origem a Fazenda Três Montes. Investiram no agronegócio familiar, lançando à micro queijaria gaúcha, fomentando empregos e valorizando o trabalhador rural.

Respeito à natureza e às pessoas - Aqui na Fazenda Três Montes nós prezamos pela qualidade dos nossos produtos para que você possa ter uma experiência única a cada mordida! Nosso rebanho de vacas Jersey são criadas soltas, pastando livremente, chamado de LEITE VERDE. Nossos queijos são todos maturados, artesanais, únicos e autorais.  Temos um rígido controle sanitário na propriedade, no rebanho e na produção, além de acompanhamento veterinário e em laboratório que respaldam a sanidade da nossa produção.  Conheçam alguns de nossos produtos:

Queijo ALMA - Inspirado nas flores do campo, aparência delicada, mas forte. Queijo láctico, cremoso, macio e jovem. Mofo branco. Sabor intenso, complexo, notas de fungo, cogumelo, leve acidez e adocicado de flor. 

O Queijo AURORA é inspirado na luz clara do amanhecer. Queijo láctico, jovem, branco. Macio e amanteigado. Sabor leve mas marcante. Mofo branco natural.

Queijo FLOR - Inspirado nas flores do campo, aparência delicada, mas forte. Queijo láctico, cremoso, macio e jovem. Mofo branco. Sabor intenso, complexo, notas de fungo, cogumelo, leve acidez e adocicado de flor.
 
Queijo ORIGEM - O tempo e a história. Queijo grande, maturação longa. Leite cru. Casca lavada, firme. Sabor picante com notas adocicadas, castanhas. Massa firme mas untuosa.
 
Queijo POENTE - Medalha de bronze no ExpoQueijo 2022, o POENTE é inspirado no pôr do sol, forte, laranja, inesquecível. Queijo maturado. Casca firme. Sabor uniforme, com notas adocicadas, nozes, em contraste com uma leve picância. Massa untuosa quando jovem.
 
Queijo TERRA - Inspirado no local, nas raízes, na tradição gaúcha do queijo colonial. Queijo de maturação natural, casca espontânea, terroir local. O Queijo TERRA Colonial possui notas adocicadas com um dulçor leve e sua textura é macia e amanteigada. Assinado pela mestre queijeira Lira Kommers.


Fonte: Revista Onne & Only e Fazenda Três Montes
Divulgação: Andressa Riquelme

Fotos: Divulgação Arquivo Pessoal

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp