06/12/2023 às 09h17min - Atualizada em 06/12/2023 às 09h17min

Conheça os melhores queijos e doces de leite artesanais do RS

Mais do que valorizar a cultura e a produção gaúcha, o Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do Rio Grande do Sul foi um sucesso

SEBRAE/RS
Foto Divulgação Freepik
 

Mais do que valorizar a cultura e a produção gaúcha, o Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do Rio Grande do Sul, realizado pelo Sebrae RS, reuniu 21 negócios locais e movimentou mais de R$ 200 mil em vendas. Durante três dias, a Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, foi palco desse incrível evento que atraiu milhares de pessoas em busca de produtos de alta qualidade e sabor autêntico. O concurso foi uma oportunidade não apenas de premiar os melhores produtos, mas também de promover a valorização da cadeia produtiva do estado. Além da competição, uma feira foi montada para que os visitantes pudessem degustar e adquirir os queijos artesanais e doces de leite produzidos pelos expositores. Ao todo, mais de 2,2 toneladas de queijo foram comercializadas, gerando uma receita de R$ 236 mil para os participantes.

Durante o evento, também foram oferecidas oficinas e painéis técnicos, com o intuito de compartilhar conhecimentos e aproximar o público da realidade dos profissionais do setor. Os participantes puderam aprender mais sobre processos de produção, qualidade dos produtos e harmonização, ampliando seu conhecimento e enriquecendo ainda mais o setor.

Entre os destaques do concurso, a Queijaria Três Montes, localizada em Triunfo, foi a grande vencedora do prêmio Super Ouro, com o queijo autoral Aurora. Além dela, outras queijarias e produtores também foram reconhecidos pelo sabor e qualidade de seus produtos, recebendo os selos de ouro, prata e bronze em diversas categorias.

O Concurso contou com a participação de 121 queijos artesanais, sendo 51 premiados, e 21 doces de leite de todo o Estado. Os queijos foram classificados nas categorias “Colonial”, “Colonial Temperado”, “Serrano” e “Autoral”, enquanto os doces de leite concorreram com categoria própria.

No quesito doces de leite, diversos produtores também se destacaram, oferecendo opções deliciosas e irresistíveis. As variedades de sabores e texturas encantaram o paladar dos visitantes, que puderam experimentar e adquirir essas iguarias premiadas.

O Concurso de Queijos Artesanais e Doces de Leite do RS se consolidou como um importante evento para a valorização da produção local e para a promoção do empreendedorismo no estado. Além de movimentar a economia, o evento proporcionou um momento de celebração da cultura gaúcha e de reconhecimento aos talentosos produtores que se dedicam a oferecer produtos de alta qualidade e sabor único.

Aqueles classificados como ouro, concorreram à categoria Super Ouro – prêmio dado sem distinção de categoria. As demais queijarias que receberam o selo “Ouro” foram as seguintes:

Queijo Colonial:
Laticínio Beija-Flor (Carlos Barbosa);
Queijaria Somacal (Farroupilha);
Agroindústria 3 Divisas (Quinze de Novembro);

Queijo Colonial Temperado:
Laticínio Ruppenthal (Gramado);
Agroindústria Camponês (Jóia);
Laticínio Pipo (Nova Roma Do Sul);
Dorf Produtos Lácteos Artesanais (Teutônia);

Queijo Serrano:
Queijaria Boca Da Serra (Bom Jesus);
Queijaria 4 Es (Jaquirana);
Queijaria Dico Borges (Jaquirana);

Queijo Autoral
Porão Do Queijo Suiço – Galla (Roque Gonzales);
Cabanha Ventana – Queijo Ventana Nozes (Boa Vista Do Incra);
Laticinios Nova Alemanha – Queijo Tipo Massdam (Ivoti);
Queijaria Valbrenta – Queijo Itálico ao Vinho (Bento Gonçalves);
Laticínios Nova Alemanha – Queijo Tipo Sardo (Ivoti);
Locanda Moscerino – Queijo Brie Noir (Gramado);
Queijaria Fazenda Três Montes – Queijo Aurora Da Fazenda (Triunfo)
Queijaria Somacal – Queijo Parmesão com Cobertura de Azeite de Oliva (Farroupilha);
Queijaria Alvorada Missioneira – Queijo Haus (Canela);
Queijaria Tradição – Queijo Imperial (Nova Petrópolis);

Doces de Leite:
Queijaria Tradição (Nova Petrópolis);
The Intenso Laticínios (Soledade);
Queijaria Bela Vista (São Borja);
Agropecuária João De Barro (Morro Redondo);
The Intenso Laticínios – com Adição (Soledade);
Laticínio Ruppenthal (Gramado);
Alvorada Missioneira (Canela);
Laticínio Eduvavi (Frederico Westphalen);
Pala do Sul – com Adição (Uruguaiana);
Da Rê (Cerro Largo);
Estrelat – (Estrela);
Pala Do Sul (Uruguaiana).

Fonte: SEBRAE/RS


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp