01/12/2023 às 11h09min - Atualizada em 01/12/2023 às 11h09min

Sistema Agricultura é destaque em premiação dos melhores do agronegócio da revista Globo Rural

Emater e Epamig estão entre as três melhores empresas de serviços agropecuários do país

Secretaria de Estado de Comunicação Social
Agência Minas
Foto Divulgação EPAMIG
 

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estão, mais uma vez, entre as melhores empresas do setor do Brasil.  

Emater / Divulgação

O anúncio ocorreu durante a premiação Melhores do Agronegócio, promovida pela Revista Globo Rural, na quarta-feira (29/11), em São Paulo. As estatais mineiras conquistaram a segunda e a terceira posição, respectivamente, na categoria Serviços Agropecuários.  

A escolha das melhores empresas em cada segmento leva em conta uma pesquisa, conduzida pela Serasa Experian, com base nos resultados financeiros do ano anterior (receita líquida, rentabilidade, margem e endividamento, entre outros), relatórios sobre responsabilidade socioambiental e respostas em questionários sobre o tema.  

“Essa premiação significa muito para nós, pois mede a eficácia da empresa do ponto de vista contábil, financeiro e como ela está se inserindo no mercado perante outras empresas. Então, significa que ela está bem gerida e no páreo entre as 500 maiores empresas do setor. É muito importante podermos ter esse reconhecimento através da equipe da Globo Rural”, declarou o diretor administrativo da Emater-MG, Cláudio Bortolini. É o segundo ano consecutivo que a empresa conquista o segundo lugar na categoria Serviços Agropecuários.  

Em dezembro, a Emater-MG comemora 75 anos de trabalho na extensão rural mineira, com bons resultados. Atualmente, a empresa tem convênio com 811 municípios do estado, mais de 94% de cobertura, beneficiando anualmente mais de 350 mil produtores rurais.  

A Epamig, que ficou na terceira colocação, foi a mais bem pontuada entre as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas), fato que já havia ocorrido em 2021 e 2022.  

“É um prazer estar aqui e poder reafirmar a importância de fazermos pesquisas e gerarmos tecnologias, inovações e ciência para o agronegócio. A Epamig cumpre seu papel não só em Minas Gerais, mas com impactos em todo o Brasil”, ressalta a diretora-presidente Nilda Ferreira Soares, que vê a premiação como uma oportunidade de aproximação entre os diferentes elos da cadeia produtiva. 

Epamig / Divulgação

O diretor de Administração e Finanças, Leonardo Kalil, atribui o desempenho da Epamig nos últimos anos às ações de governança e transparência. “Podemos citar a adoção de ferramentas de Gestão à Vista e a implantação do Sistema de Gestão Integrada (SGI), em 2020, que têm garantido um acompanhamento mais preciso do desempenho contábil e financeiro e contribuído para tomada de decisões mais assertivas. Entre 2019 e 2022, registramos resultados financeiros positivos e temos cumprido as metas do SGI e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). Já estamos entregando resultados e estamos cientes de que ainda há muito a evoluir, especialmente, no que se refere ao custeio”. 

Anuário do Agronegócio 

O evento marcou também o lançamento do “Anuário do Agronegócio”. A publicação traz reportagens sobre as companhias vencedoras do prêmio e os dados financeiros das 500 maiores empresas do agronegócio nacional, além dos principais indicadores financeiros e a posição delas nos rankings de cada estado e região do país. As edições impressa e on-line serão disponibilizadas em breve pela Editora Globo.  

Fonte: Agência Minas e Globo Rural
SECOM – Secretaria de Estado de Comunicação Social
Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves
Rodovia Papa João Paulo II, 3777
Prédio Tiradentes, 3º andar
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte (MG)
CEP: 31630-903

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp