14/11/2023 às 12h04min - Atualizada em 14/11/2023 às 12h04min

Verde Campo leva inteligência artificial e fintech para produtores de leite

Empresa mineira consegue atuar nos principais pilares responsáveis pela rentabilidade do setor: qualidade do leite, gestão e acesso ao crédito

Portal do Agronegócio
Attuale Comunicação
Foto Divulgação Portal do Agronegócio
 

Por meio de diferentes tecnologias oferecidas aos produtores de leite, a Verde Campo, indústria responsável pela transformação do leite em derivados lácteos, consegue aumentar a qualidade do produto que chega ao laticínio e, ao mesmo tempo, fomentar a cadeia do setor. As soluções OnFarm e RúmiCash foram desenvolvidas pela Rúmina, empresa que tem como objetivo simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores, seja por meio de biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras ou inteligência artificial.

Dentro do sistema OnFarm está a Rúmi, uma inteligência artificial composta pelos algoritmos de Diagnóstico Automático e Análise de Dados de Mastite Clínica. A tecnologia consegue definir de forma precisa a origem da mastite e, com isso, sugerir estratégias de controle, tanto dos casos clínicos da doença quanto dos subclínicos. Já a RúmiCash, é uma fintech voltada à cadeia do leite que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamentos a produtores pelos laticínios parceiros.

“A Verde Campo possui uma demanda frequente por qualidade e desenvolvimento de seus fornecedores e o nosso programa ‘VC Proleite’ está intrinsicamente alinhado aos produtos oferecidos pela Rúmina. Desta forma, à medida que os resultados positivos vão sendo conhecidos, a parceria se fortalece e vemos que podemos evoluir juntos ainda mais”, explica o gerente de Compras de Leite da Verde Campo, Roberto Araújo Costa.

O supervisor de Qualidade do Leite, Thiago Teodoro, comenta que a Verde Campo sempre se preocupou com a qualidade do leite e sabe a importância de dar suporte aos produtores rurais, por isso disponibiliza uma equipe própria e utiliza das ferramentas da Rúmina para levar essa assistência. “Os produtores que utilizam a ferramenta OnFarm possuem uma evolução visível da qualidade do leite. Não apenas isso, são resultados consolidados que permitem o produtor definir estratégias eficientes na redução da CCS e manter o padrão sanitário da glândula mamária adequado”.

Para Costa, a Rúmina tem se empenhado em trazer inovações para toda a cadeia do leite. “Utilizamos a OnFarm desde 2019 e tem se mostrado uma valiosa ferramenta de atuação na redução da CCS e melhoria da qualidade como um todo. Já o RúmiCash tem apoiado os produtores na aquisição de crédito que os permitem investimentos e compras de insumos em momentos oportunos, de qualidade e mais competitivos”.

Por meio do programa VC Proleite, a empresa já investiu diretamente mais de 360 mil reais em seus fornecedores nos últimos três anos e atendeu mais de 70 produtores neste período. Como resultado, estes fornecedores reduziram em mais de 40% a contagem de células somáticas (CCS) evidenciando a eficiência do programa. A utilização da RúmiCash começou em 2021 e já movimentou valor superior a R$ 1,5 milhões de reais e atendeu em torno de 25 produtores. Quando se leva em conta a OnFarm a parceria Verde Campo e Rúmina atendeu e deu suporte a mais de 90 produtores.

“A parceria com a Rúmina pode fortalecer ainda mais as nossas parcerias com o produtor e acreditamos que juntos podemos fazer com que a atividades seja mais lucrativa e atrativa. A Rúmina atua nos principais pilares que são responsáveis pela rentabilidade do setor como qualidade do leite, gestão e acesso ao crédito e estes pilares precisam de mecanismos seguros e eficientes para obter os resultados esperados. Por isso a parceria Verde Campo e Rúmina tem trazido excelentes números e olhando para frente sabemos que podemos ir mais longe, levando a cadeia de leite ao nosso redor para um outro patamar de resultados positivos”, finaliza o gerente de Compras de Leite, Roberto Araújo Costa.

O CEO da Rúmina, Laerte Cassoli, comenta que a Verde Campo foi um dos primeiros laticínios a firmar parceria com a Rúmina, o que demonstra o seu comprometimento em apoiar os seus fornecedores de leite. “A Rúmina, por sua vez, possui soluções que correspondem às necessidades do laticínio, com um combo com várias frentes de atuação, que foram pensadas de forma estratégica, visando as demandas atuais e futuras do setor e seu desenvolvimento”, ressalta.

Fonte: Attuale Comunicação


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp