14/11/2023 às 14h40min - Atualizada em 14/11/2023 às 14h40min

Casal empreende com queijos e turismo rural

Após se aposentar, casal carioca escolhe Minas Gerais para aproveitar a melhor fase da vida

Flávio Christo
Turismo Rural. Sistema Faemg, Sindicatos, Senar/MG
Foto Divulgação FAEMG/SENAR
Em 2020, fizeram o curso de queijos e começaram a produção apenas para consumo próprio. Em seguida, construíram o laticínio, do zero, totalmente adaptado às normas sanitárias. Lá é produzido o Queijo Minas Artesanal e o queijo do reino, ambos preparados pela Maria Elisa. Os produtos, que começaram despretensiosos, atingiram rapidamente altos padrões de exigência. “Em 2021 fomos incentivados pela Lília (Lília Ramos, ADR do SPR de Lima Duarte), a participar da ExpoQueijos. E de lá já voltamos com duas medalhas que são o meu xodó”, afirma Maria Elisa. Nesta edição do concurso internacional de queijos da ExpoQueijos Araxá, a queijaria do casal conquistou a medalha de ouro com o queijo minas curado no vinho e a medalha de prata com o queijo minas curado. 

Produção - No local são produzidos cerca de 50 queijos por mês, uma baixa produção, pois eles utilizam apenas o leite produzido lá. “Temos certificado de boas práticas de curral e de queijaria, e de propriedade livre de brucelose e tuberculose, por esse motivo, não compramos leite de ninguém, preferimos manter a qualidade”, afirmou Jorge. Para ele, além do cuidado na produção, a localização do seu sítio faz a diferença no sabor do queijo.  “A gente não adiciona nada na receita, é o leite e o fermento, só. O importante aqui é a água, o ar, o alimento que a gente dá para a vaca. A diferença está no terroir”. Ao participar do curso de agentes de turismo rural, resolveram empreender com a pousada. Hoje recebem visitantes que podem desfrutar de um ambiente acolhedor e com ótimas opções de lazer. “Fazemos festas para receber os hóspedes, servimos café da manhã, temos uma piscina aquecida à lenha, que pode ser usada em qualquer época do ano”, ressalta Jorge. A pousada faz parte do grupo “Entre Serras: turismo no meio rural”, que foi formado durante o curso do Sistema Faemg Senar. O grupo inclui participantes da região da Serra de Ibitipoca e do pico do Pão de Angu. 

A vida no meio rural proporcionou ao casal a aposentadoria que procuravam, com a tranquilidade e a paz característicos do interior de Minas Gerais. “Fui um pouco enganado, pois achei que seria apenas vida mansa e ficar deitado na rede”, brincou Jorge. “Mas uma propriedade para ser autossustentável precisa de um pouco de trabalho duro. Mesmo assim eu acho que rejuvenesci uns 15 ou 20 anos desde que cheguei. Vim para cá com pouco mais de 60, estou fazendo 70, mas sinto que tenho é 50”, completou rindo. 
O sítio Primavera  fica na estrada Pão de Angu, sem número, na zona rural entre Lima Duarte e Olaria. Interessados em conhecer o lugar ou comprar os produtos podem entrar em contato através da página nas redes sociais ou dos números (21)999978383 e (32)984804507.

Fonte: Turismo Rural.  Sistema Faemg, Sindicatos, Senar MG
Autor: Flávio Christo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp