13/11/2023 às 12h17min - Atualizada em 13/11/2023 às 12h17min

Governo de Minas oferece artesanato e queijos para a União Europeia e o Reino Unido

Como presentes aos representantes das nações amigas do Reino Unido e da Europa, peças de artesanato e queijos mineiros artesanais

Lucas Negrisoli
Serra da Canastra
Foto acervo pessoal de Lucas Negrisoli
 

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), e o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, estão na Europa para uma série de encontros em uma visita técnica oficial do Governo de Minas. Como presentes aos representantes das nações amigas do Reino Unido e da Europa, peças de artesanato e queijos mineiros artesanais e premiados são entregues às autoridades. A informação foi adiantada pela Secult ao BHAZ.

“Na agenda, que vai até semana que vem, estão programadas reuniões com diversas autoridades da França e do Reino Unido, e a comitiva escolheu presentear empresários, embaixadores e membros da Unesco com tradicionais peças criadas por uma artista do Vale do Jequitinhonha – além de queijos mineiros artesanais. As agendas internacionais têm o objetivo de estreitar relações, atrair investimentos e selar parcerias nas áreas do patrimônio, cultura e turismo”, informa a Secult em nota.

A seleção das obras de arte os queijos e do café partiu da vice-governadoria com apoio da Diretoria de Artesanato da Sede, da Secult e da Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e de Governo (Segov). A ação de divulgação do governo mineiro tem apoio da Associação Mineira do Queijo Artesanal (Amiqueijo) e da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan).

Veja os presentes:

  • Queijeiras de cerâmica criadas pela artesã Anísia Lima de Sousa, e sua filha, Cibele, de Campo Alegre, um vilarejo de Turmalina. A produção das queijeiras de cerâmica é uma tradição do Vale do Jequitinhonha, popularizada nos últimos dez anos. A artesã usa técnica própria de modelagem do barro e pintura à mão das peças, usando tintas naturais de origem mineral.
  • Queijos Juá. São produzidos na fazenda Frutuoso Limoeiro, localizada na cidade de Alvorada de Minas. A microrregião do Serro tradicionalmente é reconhecida por entregar um queijo mais úmido e ácido.
  • Queijos Pingo do Mula. A fabricação é na Fazenda São Tiago Batatas, em São Roque de Minas, Serra da Canastra.
  • Queijo Roça da Cidade. Produzido na fazenda homônima, também em São Roque de Minas, região da Canastra.
  • Café Campos Altos, da cidade homônimas O produtor é José Maria (Marimbondo)

Autor: Lucas Negrisoli
Fonte: https://bhaz.com.br/ e Serra da Canastra


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp