13/11/2023 às 09h33min - Atualizada em 13/11/2023 às 09h33min

Cenário do leite é discutido em Porto Mauá - RS

Os dados apontam para uma redução significativa no número de produtores de leite nos últimos anos

Emater/RS-Ascar
Foto Divulgação Emater/RS-Ascar
Importantes para a discussão de estratégias, formulação e execução de políticas públicas, informações sobre o contexto socioeconômico da cadeia do leite foram apresentadas pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), ao Conselho de Desenvolvimento Rural de Porto Mauá, no dia 09 de novembro. Os dados apontam para uma redução significativa no número de produtores de leite nos últimos anos ao mesmo tempo em que amplia o volume de produção nas propriedades que seguem se dedicando à atividade leiteira.

O levantamento realizado entre julho e agosto de 2023 no município foi coordenado pelos extensionistas do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Germano Büttow e Leni dos Santos Froelich, contando com o apoio de diversos parceiros, entre eles a administração municipal, cooperativas, empresas e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Büttow, que é engenheiro agrônomo, destacou que a realidade de Porto Mauá segue a tendência da região de Santa Rosa, onde os 45 municípios que constituem a Fronteira Noroeste e Missões, têm apresentado uma drástica redução no número de produtores.

Comparando com os dados de 2015, quando iniciou o Levantamento Socioeconômico na região, nota-se que no ano passado 68% dos estabelecimentos que possuíam produção comercial saíram da atividade leiteira, ao mesmo tempo em que o volume total de produção diminuiu 6%. A redução se concentra em maior número na faixa dos produtores com até 300 litros por dia, ao mesmo tempo em que aumentou o número nas faixas superiores, apontando para uma concentração da atividade e uma resposta ao mercado que paga mais por volume produzido.

O número total de vacas na região reduziu em 31%. Por outro lado, a produtividade média por vaca aumentou em 43%, devido à melhora de todos os índices zootécnicos. Em Porto Mauá, de 2015 a 2023, a redução no número de produtores foi de 65%, sendo que atualmente existem 56 famílias que se dedicam à atividade leiteira no município e entregam sua produção a sete empresas e cooperativas. O volume total produzido no município também reduziu em 55,6% durante este período. Entretanto, ampliou a média de produção por propriedade em 26%, ou seja, aqueles que permaneceram na atividade produzem mais, apontando para o melhor manejo, investimento em genética e tecnologias. Além de sua importância para a geração de renda e para a segurança e soberania alimentar, a produção de leite no município contribuir com o contexto socioeconômico da população, sendo importante geradora de Icms, imposto que contribui com o fomento a diferentes áreas. Apenas em 2022, Porto Mauá teve retorno de mais de R$ 265 mil com a atividade leiteira.

Fonte: Emater/RS-Ascar

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp