06/11/2023 às 13h30min - Atualizada em 06/11/2023 às 13h30min

12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite destaca o papel da inspeção na indústria láctea

Auditora-Fiscal Federal Agropecuária do Mapa, Dra. Beatris Kuchenbecker, ressaltou o trabalho realizado pelo Sisbi-POA

Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet)
Imagem de Pressfoto no Freepik
Um sistema de inspeção eficaz é fundamental para garantir a segurança alimentar da cadeia láctea. A auditora-fiscal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Dra. Beatris Kuchenbecker apresentou como o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) tem contribuído para organizar os serviços de inspeção estatual e municipal, durante esta terça-feira (7), o primeiro dia do 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (Sbsbl).

Integrando o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), o Sisbi-POA pode abrigar o Serviço de Inspeção Estadual e Distrital (SIE), Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os Serviços de Inspeção Municipais organizados em Consórcios Públicos. Com isso, conforme a Gestora do Sisbi na Superintendência Federal do RS, entre 2019 e 2023, o sistema foi responsável por um aumento de 253% no número de Serviços Aderidos. Beatris destacou como a inspeção contribui com o aumento da arrecadação e atração de novas agroindústrias. "Os três níveis de inspeção, federal, estadual e municipal buscam os mesmos objetivos de forma equitativa, ordenar e harmonizar os procedimentos, além de possibilitar a ampliação do comércio nacional, antes restrita aos estabelecimentos registrados no SIF. Estando em conforme com todos os entes. Os estabelecimentos registrados no SisbiI-POA têm a oportunidade de distribuir seus produtos para todo o país, um ganho muito importante para empresas que processam e produzem produtos de origem animal". A palestrante finalizou seu momento de explanação ressaltando a importância do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal para a garantia da segurança alimentar para todo o país. "Em todo o setor agropecuário e, em especial, na indústria láctea, os procedimentos precisam ser executados de maneira ordenada e uniforme. O Sisbi-POA permite e proporciona a padronização e harmonização dos procedimentos de inspeção, garantindo inocuidade e segurança dos alimentos na mesa dos brasileiros".

SOBRE O 12º SBSBL
Promovido anualmente pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), o 12º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite (Sbsbl) iniciou nesta terça-feira (7) e segue até quinta-feira (9), no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó (SC). Neste ano, o evento conta com novidades. Além da 7º Brasil Sul Milk Fair e do 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte, o 1º Simpósio Catarinense de Pecuária de Leite à Base de Pasto promovido pela Epagri, também integrará a programação científica do SBSBL. Bem como, o evento estreará a Fazenda do Futuro, realizado pelo Nucleovet e Ecossistema de Inovação de Chapecó, com apoio do Pollen Parque, Deatec/Acate e Sebrae-SC.

Fonte: Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp