04/11/2023 às 09h06min - Atualizada em 04/11/2023 às 09h06min

Cooperativa genuinamente acreana abastece o mercado local com leite, queijo, manteiga e doce de leite de qualidade

130 famílias entregam sua produção para a cooperativa, que gera cerca de 60 empregos diretos na capital.

Andréia Oliveira, Bruna Rosa e Amanda Oliveira.
Somos Cooperativismo
Fotos de Andréia Oliveira, Bruna Rosa e Amanda Oliveira.
Criada no ano 2000 por 20 produtores do Ramal Novo Horizonte, Km 20 em Vila Campinas, a Cooperativa dos Agricultores e Pecuaristas da Regional do Baixo Acre (Coopel) surgiu como alternativa para ajudar agricultores familiares na comercialização de leite, manteiga, queijo e doce de leite. Nesses 23 anos de funcionamento, a Coopel passou por muitas dificuldades, mas conseguiu superá-las com trabalho, planejamento e apoio de parceiros. O presidente da Coopel, Ezequiel Rodrigues, conta que no início trabalharam até de forma clandestina, mas buscaram apoio para trabalhar dentro das conformidades sanitárias e legais. 

“Resolvemos criar a cooperativa como forma de nos organizar para ajudar a vender nossa produção, no início fazíamos o laticínio caseiro, vendíamos leite e queijo no mercado de Plácido de Castro de forma clandestina, sem licença dos órgãos responsáveis, sem logomarca, e a outra parte entregávamos para Cila, até que ela faliu e ficou difícil pra nós, partimos em busca de apoio de instituições públicas como o Senar, Emater, Embrapa e outras, que nos ajudaram muito com apoio técnico, também buscamos apoio do senador Sibá Machado a época, que colocou seu gabinete a disposição para nos auxiliar junto aos órgãos federais como a Conab, MDA e Banco da Amazônia”, explicou.



Uso de tecnologias para melhorar a produção - Com bons projetos, a Coopel conseguiu acessar financiamentos em bancos públicos o que permitiu investir em equipamentos e tecnologia para aumentar a produção, passaram de dois mil litros de leite produzidos em um dia, para 10, depois para 12, chegando a 27 mil litros de leite produzidos por dia. “Depois que a cooperativa começou a ter bons resultados com a venda da produção, foi possível conseguir um empréstimo no Banco da Amazônia no valor de R$500 mil reais, que foram investidos em maquinários, caixas, caminhão e fardamento para os funcionários. Nesse momento tudo começou a melhorar, conseguimos outro recurso para comprar a câmara fria, pasteurizador por meio do programa Território e Cidadania, conseguimos modernizar a cooperativa”, enfatizou.


Aumento de 60% nas vendas com a inserção dos produtos em rede de supermercados, comércios de bairros e panificadoras - Em 2011, a Coopel deu um salto nas vendas após contrato com a rede de supermercados Araújo, em Rio Branco. A cooperativa trabalha em grande escala, e produtos como leite, manteiga, doce de leite e creme de leite estão nas prateleiras do mercado e de comércios de bairros e panificadoras da capital. O presidente da Coopel, Ezequiel Rodrigues, afirmou que houve uma melhora de 60% nas vendas após o ingresso dos produtos nessas grandes redes. “Em uma média de dois anos, o faturamento aumentou em torno de 60% nas vendas após o ingresso dos nossos produtos em novos pontos de vendas, com a melhora na tecnologia e na qualidade do nosso produto”, disse. Outro ponto forte da cooperativa é a venda para a Secretaria Estadual de Educação através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio de concorrência pública, a Coopel abastece atualmente cerca de 40% das escolas estaduais, enriquecendo a merenda escolar dos estudantes com produtos produzidos no Acre. 


 Geração de emprego e renda - Atualmente, a Coopel compra a produção de 130 famílias para a fabricação de seus produtos, o intuito da cooperativa é beneficiar ainda mais produtores, aumentando a geração de trabalho e renda. A fábrica gera 60 empregos diretos. “Hoje temos em torno de 130 famílias que compramos a produção. A nossa demanda está grande, estamos nos organizando para modernizar e diversificar ainda mais para comprar um maior número de produção. Geramos em torno de 60 empregos diretos só aqui na fábrica, à medida que aumenta a entrega de produtos, aumenta nossa produção”, explicou o presidente. A Coopel mantém um ponto fixo de vendas também em sua indústria, que fica localizada na Estrada da Floresta, nº2863, em Rio Branco, próximo ao Estádio Florestão, onde podem ser adquiridos todos os seus produtos.

Autoria e fotos: Andréia Oliveira, Bruna Rosa e Amanda Oliveira.
Fonte: Somos Cooperativismo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp