27/10/2023 às 09h40min - Atualizada em 27/10/2023 às 09h40min

Consumidores sustentáveis voltam a crescer na América Latina após dois anos de queda

O levantamento foi realizado pela Kantar e destaca que lares menores, em breve, podem superar os lares maiores em práticas ecológicas

Portal Kantar
Foto Divulgação Site Shutterstock

Após dois anos de queda, os chamados eco-actives, consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade na América Latina, voltam a crescer, representando 18% da população em 2023. Isso compõe um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo, segundo levantamento “Sustentar para ganhar: Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca”, da Kantar.

O estudo indica que lares menores, em breve, podem superar os lares maiores em práticas ecológicas. Isso se deve ao fato de que 35% dos lares com apenas uma ou duas pessoas são classificados como eco-actives pela Kantar na América Latina. Esse índice é ainda mais notável na Argentina, atingindo 52,7%.

“Nossa exploração sobre sustentabilidade mais recente não pretende ser uma mera nota de rodapé nas crônicas da jornada ambiental da América Latina. Ela aspira a ser um farol, trazendo à superfície diferentes pontos de referência para um caminho transformador que temos pela frente”, destaca Kesley Gomes, Latam director da Kantar.

Dificuldades enfrentadas - Diversos obstáculos dificultam que mais pessoas adotem práticas sustentáveis, criando um desafio significativo para a experiência de compra. Mesmo os eco-actives têm suas preocupações, especialmente sobre os preços dos produtos nesta categoria (70%). Aém disso, existem outras barreiras, como a dificuldade em encontrar esses itens (61%) e a falta de informação (55%). Isso ressalta que mesmo os grupos mais engajados precisam de auxílio para entender o que estão adquirindo ou utilizando. O modo como os produtos são usados é um dos pontos cruciais na indústria atual, dado que o desperdício é fortemente desaprovado pelos consumidores. É essencial avaliar essas barreiras de forma interconectada.

“Os consumidores conscientes são uma força crescente que molda o futuro da indústria. Eles estão optando por marcas que se alinham aos seus valores. E se uma empresa consegue demonstrar um compromisso real com a gestão ambiental ou social, ela não apenas ganha uma venda, ganha confiança”, ressalta Kesley.

Isso sugere que os varejistas e fabricantes devem assumir um papel de liderança e orientar os consumidores. Eles desempenham uma função crítica no bem-estar do planeta como um todo. Isso é evidenciado pelo fato de que 50% dos latino-americanos buscam ativamente empresas que ofereçam maneiras de compensar seu impacto no meio ambiente e promover a diversidade, e 44% deixaram de comprar produtos devido ao seu impacto na natureza.

Fonte: eDairyNews

Nota do Site Ciência do Leite
Sustentar para ganhar: As conversas sobre sustentabilidade na América Latina são palpáveis. Consequentemente, acreditamos que é crucial oferecer uma narrativa que una as escolhas e intenções humanas com os sinais claros dados pela própria Terra.
Relatório: Neste relatório fomos muito além dos dados, queremos oferecer ações e sinais claros à indústria e aos varejistas sobre como lidar com as complexidades da jornada de consumo consciente. Consultamos 15 mil pessoas em toda a América Latina e analisamos suas respostas para esclarecer a relação entre ações individuais, responsabilidade corporativa e impacto ambiental geral.

Nosso Foco: O apelo a um comportamento empresarial responsável ressoa mais alto do que nunca, não só entre os consumidores, mas também entre os investidores institucionais que exigem cada vez mais que as grandes empresas públicas adiram a práticas ESG sólidas. Consideramos as duras realidades socioambientais de muitos países um mandato para uma gestão responsável e uma liderança visionária. Um impulso para agir, mudar e definir um novo rumo para a sustentabilidade em toda a região. Na Kantar temos sorte. Reconhecemos a nossa posição única como fornecedor de informações essenciais sobre este tema. Entendemos que temos em mãos as ferramentas de navegação que podem orientar as indústrias a realizar mudanças fundamentais. Sabemos que você está conosco!

Imagine se a Mãe Terra pudesse falar. E se ela pudesse te contar sobre os impactos das suas decisões de consumo? Na Kantar trazemos você o mais próximo possível dessa conversa. Em nosso estudo Sustentar para ganhar, do qual participaram 15 mil pessoas de toda a América Latina, decodificamos não apenas o que estão fazendo, mas também o que querem mudar para tornar o mundo um lugar melhor. 
• Confidentes da Terra: Não estamos apenas mapeando comportamentos; mergulhamos na psique do consumidor ecologicamente consciente.
• Defensores do planeta: varejistas e fabricantes não são apenas atores do mercado; você tem um papel fundamental. Saiba o que seus clientes esperam de você.
• Conversas complexas: A jornada rumo à sustentabilidade é um diálogo cheio de paradoxos e dilemas éticos. Nós o orientamos com ideias práticas.

Fonte: Portal Kantar - https://www.kantar.com/brazil


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