21/10/2023 às 12h08min - Atualizada em 21/10/2023 às 12h08min

Goa - Queijo Parmesão da Mantiqueira

Segundo a história, nasceu da percepção das semelhanças climáticas da região da Mantiqueira com a sua terra natal. Iniciou-se, então, a produção do famoso queijo italiano.

De Minas às Gerais
Foto Divulgação de Minas às Gerais
O queijo artesanal da Mantiqueira de Minas, tiveram origem, segundo levantamentos dos estudos realizados pela Emater-MG, a partir da mudança de um casal de imigrantes italianos, Luiza Altomare Poppa e Pascoal Poppa, para Alagoa em 1920. Após fixarem residência, Pascoal vislumbrou a possibilidade de produzir uma iguaria típica de sua cidade natal Parma: o queijo parmesão. A vontade, segundo a história, nasceu da percepção das semelhanças climáticas da região da Mantiqueira com a sua terra natal. Iniciou-se, então, a produção do famoso queijo italiano.

Ao longo dos anos, os municípios da Serra da Mantiqueira incorporaram a tradição da fabricação do queijo em suas pequenas propriedades rurais. As tecnologias foram modificadas, adquirindo características locais. Desta forma, a atividade foi sendo passada de geração a geração até os dias atuais. O Queijo Parmesão GOA é elaborado na Fazenda da Lage, em Aiuruoca - MG. Ele é um tipo de queijo denominado queijo da Mantiqueira, feito a partir de leite cru. Sua massa é cozida e passa por processo laborioso e detalhado de fabricação, salga, secagem e cura, até chegar ás suas mãos. É um queijo extremamente versátil devido a textura firme e sabor. Assim pode ser servido puro (também derretido), em massas, pratos quentes, saladas, sanduíches, acompanhado por vinhos, cervejas, cafés, mas, especialmente, com muito prazer.

Um queijo parmesão zero lactose. Da tradição da terra, do paladar apurado, do frio das montanhas da Mantiqueira, no sul do Estado de Minas Gerais, nasceu o queijo GOA. Unindo pessoas com o sonho de marcar a própria história , o queijo carrega em si um sabor marcante e inesquecível, só existente na própria região. Ele é um tipo de queijo denominado queijo da  mantiqueira, feito a partir de leite cru. Sua massa é cozida e passa por processo laborioso e detalhado de fabricação, salga, secagem e cura, (maturação de 25 dias) até chegar ás suas mãos. Ganhador de medalha de bronze no Prêmio Queijo Brasil 2018.

Características:
Casca: lisa e amarelada. Textura: firme
Sabor: marcante, intenso, tempero equilibrado e aroma adocicado.
Consumo / harmonização: Pode ser servido puro (também derretido), em massas, pratos quentes, saladas, sanduíches, acompanhado por vinhos, cervejas, cafés, mas, especialmente, com muito prazer.
Por se tratar de um produto artesanal está sujeito a variação na coloração da casca e textura.

Fonte: De Minas às Gerais

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp