16/10/2023 às 09h11min - Atualizada em 16/10/2023 às 09h11min

TecnoLeiteS - 1º Simpósio Tecnológico de leite de diferentes espécies

O evento é gratuito e será realizado no dia 24/11, no teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora - MG.

Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Assessoria de Comunicação Epamig ILCT
Foto Divulgação Ascom Epamig/Ilct
Vem aí o “1º Simpósio Tecnológico de leite de diferentes espécies – TecnoLeiteS”. O evento é gratuito e será realizado no dia *24/11*, no teatro Paschoal Carlos Magno, em Juiz de Fora - MG. As submissões de trabalhos científicos podem ser feitas até o dia *22/10* pelo site bit.ly/inscricao_tecnoleites. O encontro vai abordar a produção de leite de mamíferos não-bovinos, como o leite produzido por cabras, ovelhas e búfalas.  Profissionais e pesquisadores renomados vão trazer informações atualizadas sobre esses segmentos, que estão em ascensão contínua no país, principalmente em Minas Gerais. O TenoleiteS é uma parceria entre pesquisadoras do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG) e da Embrapa Caprinos e Ovinos - Núcleo Sudeste. O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (@fapemig).

Sobre o evento: O “1º Simpósio Tecnológico de leite de diferentes espécies – TecnoLeiteS” teve origem em um feliz encontro de propósitos de trabalho entre pesquisadoras do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG) e da Embrapa Caprinos e Ovinos - Núcleo Sudeste. A produção de leite de mamíferos não-bovinos é uma realidade em contínua ascensão no país e, especialmente, em Minas Gerais, com vários produtos lácteos já desenvolvidos, premiados pela qualidade destacada e com consumidores fidelizados. Entretanto, relata-se que muitas das tecnologias adotadas pela caprinocultura e ovinocultura leiteira foram desenvolvidas para bovinos e adotadas ou adaptadas à realidade desses sistemas de produção, o que pode concorrer para um baixo desempenho produtivo e econômico dos rebanhos. Isso pode ser atribuído a lacunas de conhecimentos científicos e tecnológicos específicos sobre o ambiente produtivo dessas espécies. A realidade da bubalinocultura não é a mesma dos pequenos ruminantes, talvez por características de volume de produção e pela existência de um público consumidor melhor estabelecido. Porém, a demanda por profissionais capacitados e o desenvolvimento de tecnologias aplicadas às características da produção nacional estão presentes em todas as cadeias produtivas.

O Simpósio conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) para apresentar a estudantes, pesquisadores, fiscais, extensionistas e profissionais do setor de laticínios informações atualizadas que serão capazes de gerar melhorias na cadeia produtiva de leites de outras espécies, bem como as pesquisas científicas e de extensão realizadas nesta área. O objetivo foi convidar profissionais e pesquisadores de renome que atuam no setor, para difundir informações relacionadas a uma área em amplo crescimento no Brasil, mas que ainda demanda estudos e a consolidação de conhecimentos para condições da produção nacional. As informações apresentadas e discutidas no evento são importantes não só para a cadeia de lácteos em Minas Gerais, mas tem aplicabilidade neste setor em todo o país.

Fonte: Assessoria de Comunicação Epamig ILCT
Instituto de Laticínios Cândido Tostes
Rua Tenente Luiz de Freitas, 116
Bairro Santa Terezinha
Juiz de Fora - Minas Gerais
E-mail: [email protected]

TecnoLeiteS - 1º Simpósio Tecnológico de leite de diferentes espécies.
Data:  24/11/2023 - 07:30 - 18:00 GMT-3
Teatro Paschoal Carlos Magno - Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp