14/10/2023 às 11h13min - Atualizada em 14/10/2023 às 11h13min

A Nestlé cancelou a produção de leite A2 na Argentina e a linha orgânica está em risco

A tendência global em direção aos produtos lácteos A2 e orgânicos está começando a se reverter e, em um país com um mercado interno em frangalhos, a demanda por esses produtos está aquém das expectativas.

Valeria Hamman
eDairyNews
Foto Divulgação eDairyNews
Em 2020, a Nestlé iniciou o projeto de fornecimento de leite fresco A2, oferecendo a seus consumidores um produto de valor agregado. Ela também lançou o primeiro leite em pó orgânico da Argentina em 2021. No final de março deste ano, a eDairyNews informou, em meio a rumores de que a Nestlé se retiraria do mercado de leite orgânico na Argentina, que a companhia manteria sua produção orgânica, mas não a expandiria mais. A Nestlé, lidera a agenda de inovação, e os produtos orgânicos têm sido uma tendência global com crescimento anual de volume de mais de 50%. Essa tendência começou a se reverter e, localmente, o segmento orgânico não atendeu às expectativas. A Nestlé deixou de adicionar mais fazendas a esse projeto.

Fontes próximas aos produtores orgânicos que fornecem para a Nestlé nos confirmaram que, em uma reunião com um gerente da gigante de alimentos, foi oferecido a eles que baixassem o preço e renegociassem contratos, em troca de não fecharem como na A2. Segundo informações, a Nestlé está tendo problemas para vender leite orgânico e precisa reduzir o bônus sobre o preço do Siglea para 50%; essa redução é difícil de ser aceita pelos produtores de leite orgânico, pois torna sua produção inviável. 

A Nestlé também pode estar pensando em descontinuar o Projeto Orgânico - Nesse ínterim, e em busca de uma solução para o que está por vir, os produtores de leite orgânico se comunicaram com outras fábricas, como La Serenísima, Saputo e Adecoagro, oferecendo-se para absorver todo o pacote de produtores que atualmente fornecem à Nestlé e que não poderiam mais ser sustentados com as modificações nos contratos, como foram propostas. Há tensão entre os produtores de leite orgânico, que se lembram de que, em 1997/98, a Nestlé suspendeu sem aviso prévio a coleta de leite destinado à fábrica de Nogoyá, hoje La Sibila, em Entre Ríos. O Projeto Ecológico tinha o objetivo de restaurar a imagem da empresa entre eles.

Pedimos à Nestlé que nos dissesse o que estava acontecendo, e eles nos deram esta declaração:“No início de 2020, a empresa iniciou o projeto de fornecimento de leite fresco A2, a fim de fornecer aos consumidores um produto de valor agregado. As mudanças globais no consumo das pessoas, a incidência da pandemia, juntamente com as condições atuais em nosso país, combinou-se para gerar um contexto em que a demanda por esses produtos não atendeu às expectativas iniciais. Infelizmente, para enfrentar essa situação, e apesar de todos os esforços feitos para encontrar soluções e alternativas para continuar produzindo, tivemos que ajustar nosso portfólio. Por isso, decidimos interromper o fornecimento de leite A2 a partir de abril de 2024. Todos os produtores foram informados com bastante antecedência”. Não obtivemos informações específicas sobre o destino da produção orgânica, mas os motivos podem ser idênticos.

Autora: Valéria Hamman
Fonte: eDairyNews

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp