10/10/2023 às 11h13min - Atualizada em 10/10/2023 às 11h13min

EPAMIG ILCT e IFF/ Fiocruz se preparam para consolidar parceria em pesquisas sobre leite humano

Carta de Intenções foi assinada durante as comemorações dos 80 anos do Banco de Leite Humano do IFF

Assessoria de Comunicação da Epamig
Foto Marcos Santos – USP Imagens
 

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes, unidade da  Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG/ILCT), desenvolve desde 2019, trabalhos sobre processamento, controle de qualidade e uso clínico do leite humano, com vistas a contribuir para a oferta do insumo e, consequente, redução das mortes de bebês prematuros. “Leite materno é vida! Esse é um trabalho muito cativante. A EPAMIG/ILCT tem atuação na agropecuária, voltada para a produção de queijos e derivados do leite de vaca e de outros mamíferos. Mas, se temos a oportunidade de colocar nosso conhecimento e estrutura a serviço de um tema tão importante para a saúde humana, porque não o fazermos. Sou um grande entusiasta dessa ação”, comenta o chefe-geral do Instituto, Sebastião Tavares.

Na última semana, Sebastião e as pesquisadoras e professoras da EPAMIG/ ILCT, Denise Sobral, coordenadora do projeto “Adaptação do processo de homogeneização para leite humano”, e Gisela Magalhães, participaram das comemorações dos 80 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (IFF/Fiocruz). Na oportunidade foi assinada uma Carta de Intenções com o objetivo de estruturar um futuro termo de compromisso para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas entre as instituições. “A ideia é efetivarmos a cooperação técnica em 2024, quando o Instituto Fernandes Figueiras completa cem anos. Esse termo de intenções permite a estruturação desta cooperação entre as duas instituições, que já vem sendo muito profícua e tem agregado muito para o desenvolvimento de tecnologias que aproveitem ao máximo o potencial nutritivo do leite materno doado a bancos de leite humano”, acrescenta Sebastião.

Homogeneização e preservação de nutrientes  

O projeto desenvolvido pela EPAMIG/ ILCT busca aplicar o processo de homogeneização utilizado nas indústrias de laticínios ao leite humano recebido pela rede de Bancos Leite Humano (rBLH) e assim, eliminar a perda de gordura e servir um leite humano de composição estável, para prematuro extremos (com peso inferior a 600g), salvando vidas. O leite humano doado sofre variações inevitáveis de temperatura desde a coleta até a oferta em UTIs neonatais. Neste processo, que inclui a pasteurização, é inevitável a separação da gordura do leite devido a perda de sua estabilidade (formação de nata) e esta gordura não é totalmente reincorporada ao leite, mesmo com agitação.

“Quando o bebê é alimentado por sonda nas UTIs neonatais, parte desta gordura fica aderida na parede da sonda e é perdida, diminuindo o valor calórico do leite humano ofertado. Outro problema é que a gordura se separa antes mesmo de entrar na sonda e é consumida pelo bebê apenas ao final da alimentação, sendo a primeira parte do leite servido mais pobre em calorias e nutrientes. É sabido que para o caso de prematuros extremos, o valor calórico do leite humano servido pode ser determinante para a sua sobrevivência e não existe nenhum complemento artificial que substitua o leite humano”, destaca a pesquisadora Denise Sobral. Recentemente, a EPAMIG ILCT adquiriu um homogeneizador escala piloto com capacidade 10L/h, ideal para trabalhar com pequenos volumes, como é o caso do leite humano. “Trabalharemos com 3 condições de pressão a serem definidas em pré-testes . O leite homogeneizado também passará por condições de congelamento e descongelamento e seu comportamento será estudado”, explica a professora.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Epamig


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp