04/10/2023 às 09h00min - Atualizada em 04/10/2023 às 09h00min

Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes registra recorde de público

Evento promovido pela Epamig e parceiros superou os 800 participantes e contou com 32 patrocinadores

Mariana Vilela Penaforte de Assis
Assessoria de Comuncação EPAMIG
Foto Erasmo Pereira EPAMIG
 

O 19º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes, realizado na última quarta-feira, 20 de setembro, superou o público da última edição em 2019. Mais de 800 participantes, em sua maioria produtores ligados a pecuária leiteira, acompanharam a programação do evento realizado em São João del-Rei, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em parceria com a Emater-MG, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), a Embrapa, o Sistema Faemg/Senar, SindRural e a Prefeitura Municipal.

A programação contou com cinco estações de campo e exposição de maquinários agrícolas pelos 32 patrocinadores do evento. A abertura contou com a palestra do produtor de leite, Léo Pereira, do Grupo Fazendas Reunidas Filhos e Netos, de Carmo do Rio Claro (MG). O tema abordado foi “Desafios de uma propriedade Leiteira: atitudes e tecnologias para o sucesso”. O produtor apresentou o exemplo de seu grupo familiar e ações que podem ser adotadas em qualquer propriedade leiteira. Além de ponderar sobre sucessão, o negócio iniciado pelo pai de Léo, já caminha para a terceira geração.

“Existe uma grande diferença entre herdeiro e sucessor. O sucessor tem que ser preparado, cativado a seguir no negócio, deve saber das dificuldades e ao mesmo tempo entender porque persistir. Quem busca um sucessor deve incentivar seus estudos, dar voz a ele e apoiar as novas ideias. Tem que acompanhar o dia-a-dia, estar próximo para não deixar que a empolgação ou a decepção, tomem o lugar da razão na hora da tomada de decisões”.

A diretora-presidente da Epamig Nilda Ferreira Soares destacou a resiliência do produtor rural. “Passamos por períodos bastantes difíceis com a pandemia, a crise do adubo, a baixa do preço do leite, e nossos produtores se mantiveram firmes, lutando, não permitindo que nos faltasse o alimento. Eu estava conversando com o ‘seu’ Léo Pereira antes do evento e perguntei a ele ‘Qual a expectativa para o setor leiteiro?’ e ele se mostrou otimista, e eu fiquei muito feliz. Nós precisamos desta motivação para fazer o agronegócio, que responde por 22% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais, ainda mais forte”.

O Encontro de Produtores de Leite é um evento bienal. Em função das restrições necessárias para o controle da pandemia, a edição de 2021 não foi realizada. O retorno foi comemorado por organizadores e pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. “Momentos como esse Encontro nos permitem estar mais próximos dos produtores e cumprir a missão do Sistema de Agricultura que é levar conhecimento, tecnologias e soluções para agricultores e pecuaristas e, principalmente, conhecer a realidade deles”.

Em campo

As estações de campo abordaram temas como a produção de capim Capiaçu, silagem de trigo com a Cultivar MGS3 Brilhante, Melhoramento Genético do Rebanho, Importância da Qualidade do Leite e regulamentação de queijos artesanais. “A gente que é produtor fica meio desconfiado com estas opções para silagem na safrinha, mas vou querer saber mais sobre este trigo”, opinou José Carlos, do município de Caranaíba, após acompanhar a apresentação “Trigo para silagem; cultivo e características da forragem”, do pesquisador da Epamig, Maurício Coelho.

Filha de produtores de leite, a estudante Marina Andrade se interessou pelo tema “Queijo Minas Artesanal: o legal merece um Selo”. “Há algum tempo pensamos no queijo como forma de agregar valor ao nosso leite e essa palestra da Emater junto com o IMA, me fez perceber que alternativa é mesmo essa”, finalizou.

Créditos: Mariana Vilela Penaforte de Assis
Fotos: Erasmo Pereira
Fonte: Assessoria de Comuncação EPAMIG

Siga a Secretaria de Agricultura nas redes sociais: Instagram - Youtube - Twitter - Facebook
Acompanhe as notícias do Estado pela Agência Minas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp