03/10/2023 às 08h10min - Atualizada em 03/10/2023 às 08h10min

Projeto de pesquisa de identificação de mastite em rebanho leiteiro é realizado no Rio Grande do Sul

Pesquisa foi realizada pelo Departamento de Diagnóstico e Pesquisa em duas cidades gaúchas

Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Foto: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação/RS
A mastite em rebanhos leiteiro bovino pode causar diversas perdas na produção, como a baixa produtividade, além de complicações que podem, inclusive, levar à morte dos animais. Para tratar desse assunto, que tem grande repercussão na saúde e na economia da cadeia produtiva, o Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (Ipvdf), ligado a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), realiza o projeto “Detecção de agentes microbianos em mastites clínicas ou subclínicas no rebanho leiteiro bovino, e sua sensibilidade frente aos antibióticos usuais”, em parceria com Emater/Ascar-RS. Na última semana, reuniões com produtores rurais de Eldorado do Sul e Guaíba foram realizadas para a apresentação dos primeiros resultados da pesquisa.

Na primeira fase da pesquisa, foram registrados que 37,5% das propriedades rurais apresentavam mastite subclínica e 25% das vacas leiteiras tinham a doença de forma subclínica. O projeto atinge inicialmente quatro famílias em Eldorado do Sul e quatro em Guaíba, todas assistidas pela Emater. Os objetivos são detectar e identificar os principais agentes microbianos em mastite clínica ou subclínica e a sensibilidade aos antibióticos, qualificando as orientações quanto à prevenção da doença aos produtores. Uma segunda etapa de análise será realizada nas propriedades, após os produtores implementarem medidas de prevenção, como higiene, orientadas pelos médicos veterinários conforme a realidade de cada propriedade rural. A expectativa é repetir a pesquisa a partir da segunda quinzena de novembro.

“Os exames laboratoriais são realizados pelo laboratório de bacteriologia do Ipvdf, que são atividades de rotina no Centro. Os resultados são enviados para a Emater que, dentro de suas atividades como extensionista, orienta o produtor, baseando-se nos resultados laboratoriais, caracterizando um intercâmbio positivo entre as instituições envolvidas e a cadeia produtiva”, enfatiza o chefe substituto do Ipvdf, Fernando Karam. Segundo Karam, as atividades do projeto se estendem até dezembro deste ano, podendo ser renovadas para 2024. Além disso, o projeto pode futuramente ser ampliado para outros municípios e regiões do Estado.

Fonte: Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp