29/09/2023 às 13h37min - Atualizada em 29/09/2023 às 13h37min

Estados do sul pretendem criar plano para proteger o setor leiteiro

As Secretarias de Agricultura dos três estados do sul e a Aliança Láctea Sul Brasileira estão formatando um plano de proteção e desenvolvimento da cadeia do leite

Secretaria de Agricultura de Santa Catarina
Foto Divulgação Freepik
As secretarias de Agricultura dos três estados do sul e a Aliança Láctea Sul Brasileira, ao lado de outras importantes instituições de representação do agronegócio catarinense – FAESC, FECOAGRO, FETAESC, OCESC, SINDICARNE, AINCADESC e SINDILEITE – estão formatando um plano de proteção e desenvolvimento da cadeia do leite, para ser apresentado aos governadores, dia 22 de novembro, em Porto Alegre no ultimo encontro do ano do CODESUL.

O assunto foi tratado nesta segunda feira, 25/09, em Florianópolis, na reunião da Aliança Láctea Sul Brasileira, com a presença de representantes dos três estados do Sul. Perceber que um negócio ao qual você dedicou boa parte de sua vida, não é mais economicamente viável, é um momento agonizante e triste. Os produtores de leite brasileiros estão vivendo isso agora e estão chegando no limite, ao perceberem que esse modo de subsistência está sendo ameaçado por forças que estão fora do seu controle. Somente no Sul do Brasil, 100 mil produtores vivem essa crise sem precedentes, atingidos por uma espécie de "tempestade impiedosa", que caiu sobre o setor. A produção interna aumentou, o dólar baixou e o Governo Federal decidiu facilitar a entrada do leite importado da Argentina, espalhando dificuldades em todos os estados produtores.

Em Santa Catarina, as importações de leite, em 2023, dobraram se comparadas com o mesmo período do ano passado. A quantidade de agricultores reclamando da falta de atenção com o setor, aumentou de forma significativa e dezenas de propriedades estão dando a produção do leite como caso encerrado. O abandono da atividade começou em 1990, segundo a Secretaria de Agricultura de SC, quando existiam no estado, 75.000 agricultores vivendo do leite.

A pandemia reduziu essa quantidade, em 2022, para menos de 30.000 produtores. Agora, por causa da crise, as últimas estimativas afirmam que a queda impactou 9.000 produtores, restando apenas, por ora, 21.000 em atividade. A cadeia leiteira está presente nos 295 municípios, sendo uma das primeiras em importância social e a terceira em relevância econômica. “Estamos focados em como resolver essa crise. A  importação dobrou nos últimos meses e não tem como conviver com esses preços, sem uma proteção aos nossos produtores de leite” comentou Valdir Colatto, secretário da Agricultura de SC.

Fonte: Secretaria de Agricultura de Santa Catarina

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp