23/09/2023 às 08h24min - Atualizada em 23/09/2023 às 08h24min

Por que o leite derrama quando ferve? Aprenda 3 truques para evitar

Já ouviu dizer que não devemos chorar o leite derramado?

Vicente Delgado
AgroNews
Foto Divulgação iStockPhoto
Já ouviu dizer que não devemos chorar o leite derramado? então para entender melhor essa questão que incomoda muitas pessoas mundo afora, antes é importante compreender o que ocorre quando a água entra em ebulição, por isso acompanhe este artigo até o final para aprender o porque e como evitar o seu derramamento.

Quando fornecemos calor para a água sabe-se que, após um determinado tempo, ela começa a “ferver”. Neste momento, formam-se bolhas no interior e na superfície do líquido (a pressão de vapor do líquido se iguala à pressão atmosférica) e, como não existe nenhum impedimento pelo caminho, as moléculas passam do estado líquido para o estado gasoso. As bolhas de vapor estouram.

Já no caso do leite, além de água, ele é constituído por sais minerais, proteínas e gordura. Por isso, quando ele é fervido, essas substâncias funcionam como “obstáculos” para as bolhas que se formam logo após o líquido ser aquecido. O calor altera a forma de algumas proteínas, formando um tipo de “película”. Essa película segura as bolhas de vapor e forma a espuma. Se estas bolhas não forem estouradas (mexendo, por exemplo), o leite sobe e transborda. Simples assim!
Além disso, todo mundo sabe que, ao apagarmos o fogo, o processo é interrompido instantaneamente. Isso acontece porque as proteínas voltam a dissolver-se na água do leite quando ele esfria. O que sobra na superfície é a popular nata: a gordura.

Mas como ferver o leite sem que ele derrame? Bom antes de chorar o leite derramado, nós vamos te ensinar 3 truques para ferver sem derramá-lo no fogão.
Para que ele ferva não tem segredo algum. Basta colocar em uma leiteira e deixar esquentar no fogão, até ferver. É simples, porém demorado. Algumas vezes esquecemos e vamos fazer outras coisas… Confesse, você já fez isso não é mesmo!
Muitas pessoas já fizeram isso e perceberam que em um piscar de olhos, o líquido subiu e derramou no fogão. Isso acontece, pois como mencionamos antes, ele é composto por inúmeras substâncias como açúcares, lipídeos, proteínas e, principalmente, água.

Se você acha que vai ter que passar o resto da sua vida olhando o leite até ferver, não se preocupe, temos alguns truques que não deixarão derramar.
1º truque
Coloque uma colher de inox dentro da leiteira, irá ferver, mas não irá transbordar.
2º truque
Com o leite já dentro da leiteira, coloque uma colher de madeira apoiada, de ponta a ponta, na borda da leiteira. Quando começar a subir, entrará em contato com a colher e não derramará no fogão.
3º truque
Este truque é para quando você precisa ferver uma quantidade grande, um exemplo disso é para fazer o doce. Coloque um pires virado de ponta cabeça dentro da panela e coloque o leite por cima. Você vai perceber que o leite irá ferver sem derramar. Show não é mesmo? estes truques serão muito úteis para o resto da sua vida, então compartilhe também com seus amigos! 

Autor: Vicente Delgado
Fonte: AgroNews

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp