20/09/2023 às 11h42min - Atualizada em 20/09/2023 às 11h42min

De Minas para a França: queijo azul é premiado em concurso mundial

'Belmiro Blu', produzido em Belmiro Braga, ganhou medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial do Queijo de Tours.

Pedro Emerenciano
Portal G1 Zona da Mata — Belmiro Braga
Foto: Gabriela La Porta/Divulgação
A Queijaria La Porta, localizada em Belmiro Braga, distante cerca de 37 quilômetros de Juiz de Fora, recebeu medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial do Queijo de Tours. O produto premiado foi o Belmiro Blu, um queijo azul com perfume típico de casca natural que remete às florestas, misturado ao gosto amanteigado e à picância delicada do fungo Penicillium roqueforti. De acordo com a Associação de Produtores e Entusiastas do Queijo Artesanal Brasileiro (SerTãoBras), no total, 81 brasileiros foram premiados, sendo 17 medalhas de ouro, 23 de prata e 41 de bronze. O evento ocorreu na França entre os dias 10 e 12 de setembro.

"É o casamento perfeito entre a força de um queijo azul e a suavidade do paladar brasileiro", explicou Gabriela La Porta. O queijo ao qual a empresária do ramo lácteo se refere é o "Belmiro Blu", produzido em Belmiro Braga - MG, e premiado com medalha de bronze na 6ª edição do Concurso de Queijos e Produtos Lácteos do Mundial do Queijo de Tours, na França. nome, segundo ela, surgiu para homenagear a cidade onde a iguaria é feita e também para remeter ao fungo azul usado na confecção. A empresária ainda lembrou de uma segunda referência à palavra "blu", que seria inicialmente azul na língua inglesa, mas que teve a letra "e" suprimida para remeter a um bebê. Processo de criação - A produtora revelou que a principal característica é o perfume típico de casca natural que remete às florestas, misturado ao gosto amanteigado e à picância delicada do fungo penicillium roquefortiTextura macia e agradável, derrete na boca e deixa aquela vontade de comer mais.

A matéria-prima é um leite produzido na fazenda em Belmiro Braga, trabalhado por uma equipe já há algum tempo para que mostrasse mais da cultura local. Para fazer o queijo, são usadas técnicas europeias de maturação e fabricação, que elevam a qualidade do alimento brasileiro. Ficou com vontade de comer? Vai precisar esperar um pouco, porque o "Belmiro Blu" está ainda em processo de maturação. "Temos um pequeno estoque, mas a maior parte ainda não está pronta para ser vendida", contou Gabriela. 

Saiba mais sobre o concurso: Mondial du Fromage et des Produits Laitiers é um dos eventos mais prestigiados do setor, realizado a cada dois anos na França. O país é a principal referência da queijaria e, por isso, os quitutes são avaliados rigorosamente em quesitos como aparência, aromas, sabores, texturas e muito maisO concurso contou com a participação de mais de 1.600 produtos de laticínios de diversas nacionalidades. Dentre esses, 288 eram brasileiros, que juntos ganharam 81 medalhas, superando as 57 da edição anterior. Um ponto importante é que as medalhas funcionam como uma verificação da qualidade dos queijos como superiores aos do mercado tradicional. "Essa premiação nos faz querer ir ainda mais longe, levando a tradição e a qualidade mineira aos amantes dos queijos de qualidade", completou Gabriela. A Queijaria La Porta fica na Fazenda Santa Helena, em Belmiro Braga, onde foi fundada em 2023. A ideia dos produtores era fazer queijos autorais que honram a tradição do setor em Minas Gerais.

Veja o artigo completo no link abaixo:

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/09/15/de-minas-para-a-franca-queijo-azul-e-premiado-em-concurso-mundial.ghtml

Autor: Por Pedro Emerenciano. Estagiário sob a supervisão do editor Fellype Alberto.
Fonte: Portal G1 Zona da Mata — Belmiro Braga - MG

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp