Soledade se prepara para a terceira edição do Festival de Queijo da cidade. O evento acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro, integrando as celebrações de aniversário de 138 anos do município. A Prefeitura da Cidade vem realizando reuniões e mobilizando produtores para engajar cada vez mais e fortalecer a iniciativa que gera renda e desenvolvimento para a região. O Festival Gastronômico já entrou na rota turística paraibana quando se trata de gastronomia e empreendedorismo, além de ter consagrado Soledade como a ‘Capital do Queijo’. Ele reúne restaurantes e lanchonetes da cidade, que preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite. Produtores de leite também estão envolvidos no projeto. Desde janeiro, a equipe responsável tem realizado encontros para discutir os planos para mais uma edição. A última reunião aconteceu nesta semana e definiu a programação do festival.
Assim como nos outros anos, haverá fampress, concurso Rei e Rainha do Queijo, Encontro de Repentistas, Mostra Soledade, oficinas gastronômicas, Expo Feira e Feira do Empreendedor. A novidade é o concurso ‘Gula do Queijo’, que agora terá a competição feminina e masculina, diferente dos outros anos em que houve só uma disputa. Esse ano também estreia o ‘Pedal do Queijo’, com sua primeira edição. De acordo com o prefeito Geraldo Moura Ramos, a expectativa é que neste ano o evento seja ainda melhor que nos anos anteriores. “Esse tem se tornado o maior evento de Soledade, ano após ano. Nosso objetivo é expandir ainda mais o Festival, trazendo novos alcances e exportando nossas potencialidades para toda a Paraíba. Estamos em fase de planejamento da programação e buscando parcerias para que mais pessoas conheçam o evento”, pontuou.
O Festival Gastronômico de Queijo acontece em parceria com o Sebrae. Durante os três dias de evento, a cidade se prepara para receber turistas de toda a Paraíba, oferecendo a iguaria produzida artesanalmente na cidade: o queijo. Além dos pratos diferenciados criados para o festival, é comercializado também produtos feitos de maneira artesanal. Cozinheiros recebem capacitações, assim como empreendedores e artesãos. A II edição do Festival de Queijo em Soledade será iniciada nesta sexta-feira (23). O evento é promovido pela Prefeitura Municipal e vai até o domingo (25). Durante os três dias, a programação contará com Fampress, Concurso Rei e Rainha do Queijo, apresentações culturais e o I Encontro Nordestino de Repentistas.
Acontecendo pela segunda vez, o Festival consagra o município como a Capital do Queijo na Paraíba. Em 2021, Soledade recebeu visitantes de todo o estado e ganhou repercussão nacional devido ao evento, que enfatiza uma das potencialidades da região. A cidade do Cariri é ponto de parada de quem viaja pelo interior do estado e abriga diversos estabelecimentos que vendem os itens à base de leite, também feito por produtores locais. O Festival Gastronômico envolve ainda restaurantes e lanchonetes da cidade, que durante a festividade, preparam opções especiais no cardápio para o tema, com alimentos à base de queijo e outros derivados do leite: creme de ricota, ricota, queijo minas, queijo de manteiga, queijo do reino, mussarela e doce de leite estão entre as variedades ofertadas no festejo. As opções incluem o ‘Tostex Soledade’, que é um pão especial na manteiga com fatia de queijo de manteiga, tomate cereja confitado e folhas de alface; a ‘pamonha caprichada’, que é servida com queijo coalho, nata e mel; a panqueca de queijo e o hambúrguer artesanal com blend especial e cobertura de queijo coalho. Entre as sobremesas, tem o tradicional Romeu e Julieta, feito com mousse de queijo e geleia de goiaba. Todos os pratos foram pensados com apoio da consultoria de um chefe de cozinha do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Resgate cultural – Esse ano o festival também é voltado ao resgate cultural: o encontro de repentistas, que acontecerá no domingo, busca retomar a tradição das cantorias em Soledade, algo muito comum anteriormente na região. Durante a programação, um grupo nacional com pesquisadores integrantes do Roteiro do Queijo, projeto do Governo Federal coordenado pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), irá expor as ações das atividades já realizadas na Paraíba e no Ceará. “Ano passado foi um sucesso e estamos ansiosos por mais uma edição. É uma oportunidade de apresentar nosso município aos paraibanos e aos estados vizinhos, movimentar nosso comércio e aquecer a economia. Estamos celebrando o aniversário da cidade e é um convite para as pessoas conhecerem Soledade”, ressaltou o prefeito Geraldo Moura Ramos.
Aniversário – O Festival de Queijo integra a programação dos 137 anos de Soledade, que iniciou no começo do mês. Além do evento, a comemoração contou com encontro das bandas marciais e fanfarras e a II edição do Pedal Ecológico. Ainda acontecerá a final do ‘Solvoz’, o concurso de música iniciado no mês de julho e a final do campeonato municipal de futebol.
Fonte: Prefeitura de Soledade e Portal Correio