18/09/2023 às 08h51min - Atualizada em 18/09/2023 às 08h51min

Preço dos lácteos em queda e rentabilidade comprometida

Ao longo do mês de agosto os preços no mercado de leite seguiram em declínio, culminando em quedas acentuadas nas cotações dos derivados no atacado e do leite Spot.

Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)
Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais
Foto Divulgação Silemg
Ao longo do mês de agosto os preços no mercado de leite seguiram em declínio, culminando em quedas acentuadas nas cotações dos derivados no atacado e do leite Spot. Isso tem pressionado negativamente o preço do leite pago ao produtor, deixando a atividade em situação de rentabilidade complicada. Muitos produtores já estão enfrentando margens nulas ou negativas.


As importações continuam elevadas e o consumo patinando. Os preços no mercado internacional continuam recuando e em patamares historicamente baixos. O leite em pó integral atingiu a mínima de 7 anos no leilão GDT. Na Argentina e no Uruguai, as cotações também estão recuando, o que aumenta a competitividade do produto importado.



Conseleites indicam recuo nos preços - As sinalizações dos Conseleites, para o pagamento do leite entregue em agosto, indicaram para um novo recuo nos preços ao produtor. O mercado lácteo segue fraco, com maior disponibilidade interna, baixa nos preços internacionais, demanda ruim e oferta sazonalmente subindo.


Milho e soja mantêm cotação mais baixas. Boi e bezerro caem forte - Nos mercados de milho e farelo de soja os preços seguiram também em patamar reduzido ao longo do mês. No caso do milho a maior oferta interna com a colheita da safrinha vem pressionando os preços.

 

Fonte: Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais e Centro de Inteligência do Leite (CILeite/Embrapa)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp