15/09/2023 às 10h04min - Atualizada em 15/09/2023 às 10h04min

Danone Brasil divulga redução de CO2 e compromissos de circularidade em relatório de sustentabilidade

Capacitação de produtores parceiros, inclusão de pessoas e ações contra desperdício de alimentos.

Portal do Agronegócio e Danone
Foto Divulgação Danone
Líder global em alimentos e bebidas, a Danone destaca os resultados de iniciativas realizadas em 2022 e publicadas em seu Relatório de Sustentabilidade no Brasil. Primeira grande indústria de alimentos e bebidas a ser reconhecida como B Corp em todas as suas marcas no país, a empresa reforça sua transparência ao destacar projetos de agricultura regenerativa, mudanças climáticas, circularidade, combate ao desperdício de alimentos e diversidade inclusiva. A Danone busca aliar o sucesso nos negócios ao desenvolvimento socioambiental, estabelecendo parcerias e envolvendo a comunidade, com transparência e permeando as relações construídas ao longo de décadas. A empresa reconhece que a responsabilidade vai além dos portões das fábricas, estendendo-se a todos os elos da cadeia: produtores, fornecedores, funcionários, consumidores e atores da cadeia de reciclagem. Da rastreabilidade de insumos, passando por práticas regenerativas de produção de leite – sua principal matéria-prima – até a certificação de fábricas e a destinação correta de resíduos, incluindo o pós-consumo: a Danone trabalha globalmente com o compromisso de descarbonizar toda a sua cadeia de valor para ser Net Zero em carbono até 2050, reduzir o desperdício e ter 100% das suas embalagens recicláveis, reutilizáveis e/ou compostáveis até 2030. 

“Nossos compromissos são reafirmados pela operação no Brasil. Além de estarmos alinhados com os princípios de uma empresa orientada à missão e nosso crescimento como B Corp, temos uma posição estratégica dentro da estrutura da Danone. Sabemos da nossa responsabilidade e potencial de impacto positivo para um planeta saudável, bem como pessoas e comunidades prósperas,” comenta Michael Behrndt, Diretor-Executivo de Inovação e Sustentabilidade da Danone Brasil. Nesta jornada, destacam-se algumas ações locais. Pioneira em agricultura regenerativa no país, a Danone já conta com mais de 1 mil hectares atendidos por essa prática que se baseia na proteção do solo, capacitação de produtores – levando as melhores metodologias e treinamentos –, e promoção do bem-estar animal, para oferecer um leite de melhor qualidade aos consumidores. 

Por meio do Projeto Flora, as práticas estão em mais de 30 fazendas, responsáveis por cerca de 14% do volume de leite diário captado para a produção da Danone no país e 26% de redução de carbono equivalente nas fazendas participantes neste projeto. O Flora tem como objetivo não só contribuir para as metas climáticas, mas redesenhar processos em todo o ecossistema produtivo e fomentar mais eficiência e rentabilidade no campo. A Danone também tem metas de combate à insegurança alimentar como a redução de 50% do desperdício de alimentos em suas operações e centros de distribuição até 2030. Em 2022, foram doados mais de 336 mil kg de produtos (equivalente a cerca de R$ 9 milhões) a 622 instituições, impactando 215 mil pessoas em 13 estados brasileiros, por meio de instituições como Mesa Brasil e Todos à Mesa, parceiros da empresa nessa jornada. Alinhada aos propósitos de economia circular, a Danone apoiou iniciativas transformadoras por meio de projetos como o AVANTE! Recicla, que promove o desenvolvimento, valorização e profissionalização de catadores de materiais recicláveis, e recuperou 5 mil toneladas de recicláveis, beneficiando 17 organizações parceiras, 695 catadores mobilizados, em seis estados brasileiros. Com o Reciclar pelo Brasil, plataforma nacional de reciclagem, que trabalha para a regularização, profissionalização e melhoria de renda de catadores, colaborou com 231 cooperativas e 4.639 cooperados, conseguiu recuperar 115 toneladas, em 26 estados.  

Além disso, a Danone mantém o programa Kiteiras, um canal de vendas porta a porta criado em 2011 com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo e empoderamento de mulheres de comunidades menos favorecidas, por meio da venda de kits exclusivos de produtos. Neste ano, o programa contou com a atuação de 1.232 kiteiras, que alcançaram 21 mil famílias com produtos Danone em sete estados nacionais. O relatório também traz o investimento da empresa nas frentes de ciência e pesquisa em nutrição. Em 2022, a empresa publicou três estudos científicos sobre Seletividade Alimentar, Índice Glicêmico e Prevalência de Dificuldades Alimentares de crianças de 1 a 6 anos. Ademais, o programa NutriCover, conduziu globalmente pesquisas independentes para impulsionar coletivamente a discussão sobre o impacto nutricional da Covid-19 e o uso da terapia nutricional durante a recuperação dos pacientes. Por fim, o lançamento do slogan “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”, expressa o compromisso Danone com um portfólio de alimentos e bebidas saudáveis e saborosos, e a forma sustentável de fazer negócio
s.
Veja o relatório de sustentabilidade: https://corporate.danone.com.br/

Fonte: Portal do Agronegócio

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp