12/09/2023 às 09h24min - Atualizada em 12/09/2023 às 09h24min

Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida

O mercado de lácteos enfrentou um mês de agosto desafiador, com quedas acentuadas nos preços e uma crescente pressão sobre a rentabilidade dos produtores.

Vicente Delgado
Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite e AGRONEWS
Foto Divulgação Agronews

O mercado de lácteos enfrentou um mês de agosto desafiador, com quedas acentuadas nos preços e uma crescente pressão sobre a rentabilidade dos produtores. Essa situação tem levado muitos produtores a enfrentar margens nulas ou mesmo negativas, levantando sérias preocupações para o setor. Diversos fatores contribuíram para esse cenário preocupante.

Mercado de Lácteos

Segundo Boletim de Preços do Mercado de Leite e Derivados de Agosto de 2023, divulgado pelo Centro De inteligência do Leite da Embrapa, ao longo do mês de agosto, os preços no mercado de leite continuaram a cair, refletindo-se em quedas significativas nas cotações dos derivados no atacado e do leite spot. Essa tendência de baixa impactou negativamente o preço do leite pago aos produtores, deixando a atividade em uma situação de rentabilidade complicada. Com muitos produtores já enfrentando margens de lucro extremamente apertadas, a preocupação aumenta.

Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida

Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida

Importações elevadas e consumo estagnado

As importações de produtos lácteos continuam em níveis elevados, o que acentua a competição no mercado interno. Além disso, o consumo de lácteos tem apresentado um crescimento lento, o que não ajuda a aliviar a pressão sobre os preços. O mercado internacional também não oferece alívio, com os preços do leite em patamares historicamente baixos. O leite em pó integral, por exemplo, atingiu o valor mínimo em sete anos no leilão GDT.

Impactos regionais

A situação também se estende a países vizinhos, como Argentina e Uruguai, onde as cotações do leite estão em queda. Isso aumenta a competitividade dos produtos lácteos importados, agravando a situação dos produtores locais.

Outros setores afetados

A influência dessa queda nos preços do leite se estende a outros setores agrícolas. No mercado de grãos, como milho e farelo de soja, os preços também permanecem em patamares mais baixos. No caso do milho, a maior oferta interna, devido à colheita da safrinha, pressionou os preços para baixo. No setor pecuário, observamos uma forte retração nas cotações do boi gordo, impulsionada pela maior oferta de animais para abate. Os frigoríficos estão com escalas alongadas, e os consumidores continuam preferindo carnes mais econômicas. O mercado de reposição também enfrenta desafios, com o preço do bezerro em queda.

Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida

Lácteos: Preços em queda e rentabilidade comprometida

Perspectivas para o futuro

As perspectivas para o mercado de lácteos permanecem incertas, com a rentabilidade dos produtores em jogo. O setor precisa enfrentar desafios como a concorrência das importações e a necessidade de estimular o consumo interno. Enquanto isso, o mercado internacional continua a pressionar os preços. O setor de lácteos enfrenta um período complexo, e a busca por soluções para garantir a sustentabilidade dessa atividade é fundamental para o futuro.

Este é um Informativo mensal produzido pelo Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite.

Autores: Glauco R. Carvalho, Luiz A. Aguiar de Oliveira e Samuel José de M. Oliveira.
Colaboração: Maria Souza Lima Arantes e Gabriela Paschoal da Silva (graduandos da UFJF).
Nota: as variações mostradas acima nos gráficos são do preço de fechamento do mês contra o período citado.

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp