Entre os 20 primeiros lugares, as empresas europeias aumentaram sua participação em um, para 12, e as empresas dos EUA, China e Canadá ocuparam dois lugares cada (Tabela 1). Empresas da Nova Zelândia, Japão e Índia completaram a lista. Apenas cinco empresas mantiveram as mesmas posições do ano passado, o que indica uma reorganização em toda a lista. A Lactalis conseguiu manter o primeiro lugar, enquanto a Dairy Farmers of America (DFA) subiu para o segundo lugar, empurrando a Nestlé para o terceiro.
Classificações afetadas pelas taxas de câmbio - As taxas de câmbio tiveram um impacto nas classificações. Os dólares americanos e canadenses se fortaleceram em relação a muitas outras moedas, inclusive o euro. “Para as empresas de laticínios não sediadas nos EUA, os ganhos de faturamento em moedas locais foram parcialmente ou até mesmo em grande parte compensados pelo dólar americano mais forte, dando origem a mudanças de posição ao longo de toda a lista e contribuindo para a entrada da Glanbia, sediada na Irlanda”, disse Scheper. A maior parte das receitas da Glanbia provém das vendas nos EUA, e a empresa anunciou recentemente que, em um futuro próximo, passará a reportar em dólares americanos em vez de euros. A valorização do dólar canadense ajudou a Saputo (10ª), sediada no Canadá, a solidificar sua posição e fez com que a Agropur subisse uma posição, chegando ao 15º lugar. Ambas as empresas têm volumes de vendas consideráveis nos EUA, o que lhes dá uma vantagem competitiva em relação às empresas da lista que divulgam seus relatórios em euros.
A evolução cambial em 2022 foi particularmente desfavorável para as empresas de laticínios que divulgam seus relatórios em dólares neozelandeses, renminbi e ienes, contribuindo para que a Fonterra, da Nova Zelândia, caísse três posições; a Yili e a Mengniu, da China, perdessem ganhos de vendas em termos de dólares americanos; e a Meiji, do Japão, uma empresa que há muito tempo está entre as 20 primeiras, saísse da lista. A atividade de fusões e aquisições para esses 20 líderes de mercado em 2022 foi praticamente igual à do ano anterior. Foi observada uma desaceleração na atividade de fusões e aquisições no segundo semestre do ano, que continuou no primeiro semestre de 2023. Outros destaques do relatório indicam que as maiores empresas de laticínios continuam a aumentar sua presença no mercado alternativo de laticínios, embora ele ainda represente uma pequena parcela da receita. Olhando para o futuro, o Rabobank espera que o enfraquecimento dos preços dos produtos lácteos e do varejo tronem 2023 um ano desafiador em termos de venda e lucratividade para algumas empresas no ranking.