11/09/2023 às 19h05min - Atualizada em 11/09/2023 às 09h05min

Queijos finos do Biopark estão entre os dez melhores do Brasil

A Queijaria Flor da Terra e o Laboratório de Queijos Finos receberam o troféu especial de Seleção Queijista durante o VI Prêmio Queijos Brasil

Redação da Revista Mais Leite
Revista Mais Leite
Foto Divulgação da Revista Mais Leite

A Queijaria Flor da Terra e o Laboratório de Queijos Finos receberam o troféu especial de Seleção Queijista durante o VI Prêmio Queijos Brasil . Os sabores e aromas dos produtos do Projeto de Queijos Finos do Biopark estão se tornando verdadeiros tesouros gastronômicos da região Oeste do Paraná. É que a Queijaria Flor da Terra, juntamente com o Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação, foi contemplada com o troféu Seleção Queijista, sendo classificado entre os dez melhores queijos do País, durante o VI Prêmio Queijos Brasil. Ao todo, 71 queijos do Paraná foram contemplados com medalhas na premiação, concorrendo com 975 queijos de 199 cidades e 18 estados brasileiros.

A premiação aconteceu em Blumenau (SC), e os protagonistas que estão no seleto grupo dos dez melhores queijos do País, segundo o concurso, é o queijo tipo Saint Marcellin – da Queijaria Flor da Terra; e o Doceur – do Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação. Esta conquista soma-se a outros dois êxitos obtidos em competições diferentes, sendo o I Prêmio Queijos do Paraná, à nível estadual; e II Mundial do Queijo, à nível internacional. 

Para o responsável técnico da Queijaria Flor da Terra, Henrique Herbet, o ensino alinhado à pesquisa e inovação está levando o queijo paranaense para um novo patamar. “Com as recentes conquistas, é natural buscarmos a certificação para que possamos comercializar nossos produtos em todo território nacional. As medalhas obtidas em premiações representam uma consequência de toda dedicação e amor com o qual conduzimos o nosso trabalho”, afirma Henrique.

Ter dois queijos entre os melhores do Brasil também é motivo de orgulho para a gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Biopark Educação, Carolina Trombini. “Nosso projeto é relativamente novo. Então, conquistar tal reconhecimento de âmbito nacional, demonstra que estamos no caminho certo e que o investimento que fazemos em pesquisa e desenvolvimento é percebido por especialistas da área”, comemora a gerente.

Além disso, os produtores associados ao Projeto de Queijos Finos também foram condecorados com 15 medalhas. “Isto consagra o trabalho e a dedicação que esses produtores destinam para a produção desses queijos finos. Tanto nós quanto eles estamos muito felizes”, conclui Carolina.

Atualmente, o Projeto de Queijos Finos do Biopark conta com 46 tecnologias de queijos em etapas de desenvolvimento, sendo 16 já em comercialização. Veja abaixo as premiações que as tecnologias desenvolvidas pelo Projeto conquistaram no VI Prêmio Queijos Brasil.

Seleção Queijista – 10 melhores do Brasil 

Doceur (Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação) 
Tipo Saint Marcellin (Flor da Terra) 

Ouro 

Tipo Camembert (Flor da Terra) 
Tipo Cheddar D’Or (Flor da Terra) 
Tipo Comté (Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação) 
Tipo Tomme Vaudoise (Flor da Terra) 

Prata 

Tipo Gouda (Ludwig Queijaria) 

Bronze 

Bel Paese (Laboratório de Queijos Finos do Biopark Educação) 
Creme de Cheddar D’Or (Flor da Terra) 
Nonna Lucia (Átani) 
Tipo Morbier-café (Átani) 
Tipo Morbier-café (Ludwig Queijaria) 
Tipo Petit Brie Triplo Creme (Flor da Terra) 
Tipo Saint-Paulin (Átani) 
Tomme Negro D’Oeste (Vila Belli) 

Fonte: Redação da Revista Mais Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp