Estudantes do 6º período do curso de Agronomia do Centro Universitário Unisep de Francisco Beltrão, acompanhados pelo professor de Economia Rural, Antonio Cezar Soares, que também é coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural da prefeitura (Proder), realizaram visita técnica na Queijaria Vidalat – Queijos Coloniais – na comunidade de Água Vermelha. A agroindústria familiar é de propriedade de Roseli e Marildo Capra. É considerada um case de sucesso por vários aspectos nessa importante atividade da cadeia produtiva do leite.
Na conversa com os acadêmicos os proprietários contaram a história da agroindústria, cuja atividade sempre foi a base do sustento da família. O leite utilizado na indústria é oriundo de vacas de rebanho próprio das raças Jersey e Holandesa, cumprindo cuidados rigorosos de higiene, desde a ordenha até o processo industrial. O manejo a pasto, conforme comentado pela proprietária, confere qualidade superior ao leite e ao produto final.
O sistema de inspeção é o Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). O queijo colonial produzido na Vidalat conquistou em 2019 a medalha de bronze no concurso Queijo Brasil, realizado em Florianópolis (SC). O queijo colonial temperado ao vinho foi premiado no Paraná com medalha de prata em 2023.
Outra conquista importante é que a Vidalat é a primeira agroindústria de queijos coloniais no Brasil com a obtenção do selo carbono neutro, positivando em mais de 30 itens de boas práticas na propriedade, nos aspectos socioambientais, sanitários e de qualidade do produto. Os acadêmicos consideram essa iniciativa importante como complemento dos assuntos teóricos de Economia Rural ensinados em sala de aula. Também constataram que é possível produzir um produto de excelência em unidades de pequeno porte e familiar, atendendo os mercados mais exigentes. O post Vidalat queijos é case de sucesso para estudantes de Agronomia da Unisep apareceu primeiro em Jornal de Beltrão.
Foto: Os estudantes de Agronomia da Unisep de Francisco Beltrão na Queijaria Vidalat.
Fonte: Jornal Floripa