04/09/2023 às 09h01min - Atualizada em 04/09/2023 às 09h01min

Queijos produzidos em Mato Grosso são destaque na ExpoQueijo Brasil 2023

Os queijos foram produzidas em Nossa Senhora do Livramento conquistaram o ouro e bronze em três categorias

Viviane Petroli, de Rondonópolis (MT)
Canal Rural Mato Grosso
Foto: Divulgação/Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento
Três queijos produzidos em Nossa Senhora do Livramento, em Mato Grosso, conquistaram medalhas de ouro e bronze em três das 55 categorias do Concurso Internacional de Queijos Artesanais da ExpoQueijo Brasil. O prêmio funciona também como um certificado internacional de qualidade.

A competição, considerada a maior disputa internacional de queijos artesanais da América Latina em Araxá, em Minas Gerais. As peças de queijo mato-grossense foram produzidas pela propriedade rural Quinta da Cartucheira. Os nominados Diamante Trufado, um tipo brie, e Esmeralda, um tipo gorgonzola cremoso, levaram a medalha de ouro nas categorias as quais concorriam. Já o queijo Rubi, um tipo gouda, levou o bronze em sua categoria.

Certificação internacional - O ouro conquistado pelo Diamante Trufado funciona, inclusive, como uma espécie de certificação internacional de qualidade. Para o produtor e proprietário da Quinta da Cartucheira, Silas Vicente, representar Mato Grosso em um evento internacional, que reuniu 410 produtores e 1,3 mil queijos de dez países, incluindo Argentina, Brasil, Bolívia, Canadá, Itália, México, Nigéria, Peru, Suíça e Uruguai, foi gratificante. “Participamos do concurso no Brasil pela primeira vez e já conseguimos tal proeza. Sinal que estamos no caminho certo”, comenta o produtor.

As premiações foram distribuídas entre primeiro colocado (ouro), segundo (prata) e terceiro (bronze), classificados por categoria de queijos de leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e da mistura de espécies, e a honraria máxima (super ouro). O grande vencedor foi o Queijo Toscano, da marca argentina Quesería Ventimiglia.
Fonte: Canal Rural Mato Grosso

Nota do Site Ciência do Leite
Sobre Luiz Patroni - Um cara da cidade que se apaixonou pelo agro! Formado em jornalismo em 2005 (UFMS), Luiz Patroni tem pós-graduação em comunicação, política e marketing (Estácio de Sá) e cursa MBA em agronegócios (Esalq/USP). Desde o primeiro contato com o jornalismo rural, decidiu o que queria para a vida: contar para o mundo as histórias do campo. Por mais de 8 anos foi repórter do Canal Rural (MS e MT), participando de projetos como Lavouras do Brasil, Caminhos do Algodão, Soja Brasil. Também produziu reportagens sobre a agropecuária em países como França, Holanda, Bélgica, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. Entre 2013 e 2017 foi apresentador e editor-chefe do programa MT Rural e do quadro Momento Agro na TV Centro América (afiliada à Rede Globo em MT). De volta ao Canal Rural depois de quase 5 anos, traçou como missão levar para a tela as notícias, os desafios, as conquistas e as histórias de quem faz de Mato Grosso referência internacional na produção de alimentos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp