01/09/2023 às 15h50min - Atualizada em 01/09/2023 às 15h50min

Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar conta com 139 participantes de agroindústrias

O objetivo é estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos da agroindústria familiar

ASCOM Expointer 2023
Foto: Fernando Dias / Seapi
11° Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar teve início com bastante sucesso. Ao todo, 139 agroindústrias se inscreveram na disputa, que contempla nove categorias.
O objetivo é estimular e incentivar a constante melhoria da qualidade dos produtos da agroindústria familiar, como meio eficaz na manutenção e abertura de mercados consumidores. As categorias desse ano são: suco de uva integral/natural (engarrafado); vinho tinto de mesa seco; doce de leite; salame tipo italiano; linguiça defumada; queijo colonial; cachaça prata; mel; e o estreante no concurso, o melado líquido.

As amostras são analisadas sob diferentes atributos de acordo com cada categoria, tais como: textura, aroma, sabor consistência e análises visuais, olfativa e gustativa.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, reforçou a importância da iniciativa na medida que demonstra a qualidade do que é produzido no Rio Grande do Sul. "Tenho certeza que temos excelentes produtos na disputa. Além da qualidade dos produtos, o concurso também traz à tona a superação dos produtores no que diz respeito ao enfrentamento da estiagem e outras adversidades, já que mesmo com dificuldades seguem apresentando um produto de alto nível", concluiu.

A presidente da Emater, Mara Saalfeld, considera que os concursos são muito importantes para melhorar a qualidade a longo prazo dos produtos. A instituição, além da premiação, está presente em todos os momentos, desde a tomada de decisão para tornar a agroindústria uma atividade na propriedade. "A Emater/RS-Ascar prepara estes produtores com capacitações de boas práticas e de qualificação do produto, além do acompanhamento para elaboração do projeto para a construção e acesso ao crédito, até a rotulagem e venda final do produto, com a informação nutricional", afirmou. Pela manhã, os avaliadores analisaram amostras de queijos e doce de leite. Na parte da tarde, foram analisadas amostras de vinho tinto de mesa seco e suco de uva integral/natural. Os vinhos e os sucos são as categorias com mais agroindústrias inscritas para a disputa, com 22 e 20, respectivamente.   

O produtor Jackson Jacobs, da agroindústria Dorf Produtos Lácteos Artesanais, relata que o concurso é muito importante, não apenas pela questão competitiva, mas também pela qualidade do produto. "Em cima dessa avaliação, podemos saber em qual estágio estamos e no que temos que melhorar”. Jurada do concurso, a fiscal estadual agropecuária, Andrea Cortese, afirma que o nível de excelência é altíssimo e o páreo muito concorrido.

Além disso, o concurso visa incentivar os produtores à qualificação dos produtos e processos, destacando a importância da regularização dos estabelecimentos, tornando os produtos competitivos e aceitos no mercado formal. Por fim, divulgar, cada vez mais, a qualidade dos produtos tradicionais da agroindústria familiar. ). A premiação do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar ocorrerá na sexta-feira (01), às 11h30min. O concurso é uma promoção da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR-RS) e da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural, Emater/RS-Ascar, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar – MDA, Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e Seus Derivados no Estado do RS – Aprodecana, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Uva e Vinho, Fetag-RS, Fetraf-RS e Via Campesina.

Fonte: Expointer 2023

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp