01/09/2023 às 23h42min - Atualizada em 01/09/2023 às 23h42min

Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária apresenta ações e programas desenvolvidos

Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária são os laboratórios oficiais do Mapa

Ministério da Agricultura e Pecuária
Foto Divulgação MAPA
A Rede de Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (Rede Lfda) está na 46ª edição da Expointer apresentando os trabalhos desenvolvidos em suas unidades. A participação da Rede Lfda ocorre no Pavilhão Internacional no estande do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em conjunto com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), e da Pesca e Aquicultura (MPA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “A presença da Rede Lfda na 46ª Expointer reforça seu compromisso contínuo com a defesa agropecuária, a segurança alimentar e a qualidade dos produtos agropecuários no Brasil”, destaca o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários, Rodrigo Nazareno.

Para este ano, a inovação apresentada no estande institucional é a “Arena Agro”, um espaço de 100m² que proporciona uma imersão completa nas diversas áreas de atuação dos Ministérios. No espaço, são realizadas palestras interativas, abordando os temas e as atividades durante a feira. O evento acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, situado na cidade de Esteio (RS), até o dia 03 de setembro, das 9h às 18h.

Passou pelo Lfda, tá seguro - Durante a feira, a Rede Lfda fará o lançamento do Programa “Passou pelo Lfda, ta seguro”, que tem o objetivo de mostrar a importância do trabalho realizado pela Rede Lfda na ciência, na agropecuária e para a sociedade brasileira. Para isso, no estande foi montada uma demonstração sobre a análise de expansão do milho de pipoca com a presença de equipamento do laboratório e servidores. Ao final da análise, o público pode degustar o produto. Os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária são os laboratórios oficiais do Mapa, compostos por seis complexos laboratoriais localizados em diferentes estados (GO, MG, PA, PE, SP e RS). A Rede desempenha um papel crucial na análise e classificação de diversos insumos e produtos agropecuários, incluindo grãos, sementes, bebidas, vinagres, produtos lácteos, cárneos, vegetais, além de realizar análises de resíduos e contaminantes em alimentos e rações. Além disso, também está envolvida no controle de vacinas contra a febre aftosa e no diagnóstico animal.

Programação Arena Agro
Durante o período da Expointer o público poderá interagir com as atividades do Ministério da Agricultura em diversos momentos:
Degustando azeites
Como diferenciar azeite de oliva extravirgem através do paladar - um demonstrativo que ensinará como diferenciar azeite de oliva extravirgem por meio do paladar, destacando a expertise da Rede Lfda em análises sensoriais.
Degustando café
Fiscalização e análise de café pelo Mapa - em colaboração com o Sipov, essa explicação abordará a fiscalização e análise de café realizada pelo Mapa, ressaltando a importância do controle de qualidade nesse setor.
Caminhos do Leite
Um jogo de perguntas e respostas sobre as etapas de produção e benefícios do consumo do leite e derivados - desenvolvido em parceria com a Embrapa, esse jogo de perguntas e respostas apresentará as etapas de produção e os benefícios do consumo de leite e derivados, consolidando o compromisso da Rede Lfda com o Programa Leite Seguro.
Proesa
Conheça o Programa de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária - um momento de intercâmbio de experiências e saberes onde serão abordados temas dentro da Educação Sanitária como a Saúde Única, o Suasa, as Boas Práticas para Produtos Veterinários, a Resistência Antimicrobiana, a Influenza Aviária e a Peste Suína Africana.

Sisbi-POA - Evolução e perspectivas após adesão - Serviços de Inspeção Municipal que tiveram equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) contam suas experiências. Orientações para adesão aos Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos – momento de interação para apresentar o Sisbi-POV, Sisbi-PEC e também as atualizações de procedimentos e perspectivas de avanços do Sisbi-POA. Para mais informações, visite o estande do Mapa no Pavilhão Internacional durante a Expointer 2023.

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp