Em sua edição n° 122, a revista Leite & Derivados lança o caderno Alimento Sustentável. O novo segmento vai trazer notícias e análises sobre sustentabilidade na indústria de laticínios.
O lançamento está ligado à necessidade de debater práticas sustentáveis de produção, já que a dependência dos recursos naturais faz do assunto questão fundamental para a continuidade do crescimento brasileiro no setor.
Idealizado pelo jornalista Erik Bernardes, o novo caderno Alimento Sustentável possui em sua estrutura espaço para reportagens, entrevistas especiais com especialistas e pesquisadores da área, artigos e notícias.
Serão abordados assuntos como gestão ambiental, tratamento de efluentes e as demais práticas que compõem as três pontas do desenvolvimento sustentável – ambiental, social e econômica. “A indústria de lácteos não pode se dar ao luxo de tratar o tema da sustentabilidade como modismo. É preciso modernizar a gestão em todos os elos da cadeia”, lembra o autor da iniciativa. Ainda segundo ele, muito já foi feito para promover melhorias no trato com o meio ambiente e a sociedade. “Garantir a rentabilidade fecha o ciclo desse conceito”, completa.
O caderno contará ainda com cases que fazem sucesso na indústria laticinista e que deverão ilustrar o que esse setor já faz para garantir que as próximas gerações encontrem um planeta igual ou melhor ao que desfrutamos hoje. A nova seção será publicada a cada uma das sete edições anuais da revista, exceção feita ao Anuário Brasileiro de Produtos & Serviços, no qual o tema será contemplado sob a forma de artigos setoriais ou técnicos. “Críticas e sugestões serão fundamentais, pois como a ciência – que não tem a pretensão de esgotar assuntos e, por isso, não fica engessada –, este caderno visa incentivar o setor a continuar sua estrada de desenvolvimento, na busca por fazer sempre mais e melhor”, finaliza Bernardes.