11/08/2023 às 09h59min - Atualizada em 11/08/2023 às 09h59min

Caravana Leite Seguro realiza evento Caminhos do Leite e palestra para produtores no Paraná

A atividade foi dividida em três estações: Fazenda, Indústria e Consumidor

Nágila Rodrigues
Embrapa Clima Temperado
Foto: Embrapa Clima Temperado
A Caravana Leite Seguro 2023 esteve no Paraná para apresentar os Caminhos do Leite, durante os dias 1, 2 e 3 de agosto, no Polo de Pesquisa e Inovação do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, em Pato Branco (PR). Também realizou palestra sobre prevenção da mastite e uso prudente de antibióticos no município de Coronel Vivida (PR). 

Caminhos do Leite em Pato Branco - Durante o circuito Caminhos do Leite, aproximadamente mil crianças, separadas em grupos e acompanhadas pelos professores, visitaram três estações sobre a cadeia produtiva do leite. Ao final do percurso, as turmas participaram de jogo com perguntas e respostas. O Caminhos do Leite foi elaborado para que os participantes pudessem transitar, interagir e aprender sobre as etapas da cadeia produtiva. A proposta tem início na fazenda, passando pela indústria, mercado, até chegar à casa do consumidor.

O Caminhos do Leite busca informar, de forma lúdica e educativa, sobre como funciona a produção leiteira, seus processos e segurança envolvidos, até chegar ao consumidor. Além de evidenciar os benefícios do leite e derivados para a saúde humana. A realização da Caravana Leite Seguro no Paraná contou com o apoio do IDR do Paraná - Polo de Pesquisa e Inovação de Pato Branco, Prefeitura Municipal de Pato Branco e Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia do Paraná (UMIPTT/PR). O Programa Leite Seguro é um projeto do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul e da Embrapa Clima Temperado (RS), com parcerias de laticínios da Região Sul, que visa executar ações direcionadas aos produtores, técnicos rurais e consumidores de leite e lácteos.
 
Dinâmica do Circuito
A Estação Fazenda, primeira etapa, apresentou os principais cuidados com o rebanho leiteiro. Como as vacas devem ser tratadas, alimentação ideal, manejo de ordenha e armazenamento adequado do leite na propriedade rural. A Estação Indústria abordou a chegada do leite aos laticínios. As crianças puderam compreender desde os testes realizados na chegada do caminhão-tanque à plataforma da indústria até o processamento do leite e derivados lácteos de forma segura. A Estação Consumidor apresentou as propriedades nutricionais do leite e derivados lácteos, informando sobre os benefícios de cada um para a saúde humana em todas as fases da vida. Por último, o jogo Caminhos do Leite, um quiz, instigou o aprendizado dos pequenos. As cartas com perguntas eram separadas por cores, que correspondiam a cada uma das estações mencionadas anteriormente. Foram eleitos três jogadores por grupo, os quais jogavam um dado colorido que indicava a cor da pergunta que seria feita. O participante que acertasse a resposta avançava no percurso, que levava, em média, 20 minutos para ser concluído.
 
Palestra para produtores em Coronel Vivida - Na tarde do dia 3 de agosto, a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Maira Zanela e o analista da Embrapa Gado de Leite Rogério Dereti palestraram para cerca de 50 pessoas, no auditório do Sindicato Rural de Coronel Vivida. Controle da mastite e uso prudente de antibióticos em bovinos de leite foram as temáticas abordadas pelos profissionais. Os assuntos atenderam às demandas solicitadas pelos produtores e técnicos rurais da região. O Programa Leite Seguro atua no acompanhamento de propriedades rurais no município, em parceria com a HE Laticínios.

Autora: Nágila Rodrigues (jornalista, Programa Leite Seguro)
Fonte: Embrapa Clima Temperado
Contatos para a imprensa:[email protected]
Telefone: 53 32758113
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp