11/08/2023 às 09h40min - Atualizada em 11/08/2023 às 09h40min

CNA e Faemg levam ao Mapa demandas do setor lácteo

A reunião foi para tratar do impacto para o setor lácteo brasileiro com o aumento expressivo das importações de leite em pó.

Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
O Sistema CNA participou, na quinta (10), de reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, para tratar do impacto para o setor lácteo brasileiro com o aumento expressivo das importações de leite em pó.

Na reunião, estiveram presentes o vice-presidente de Finanças da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Renato Laguardia, o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Guilherme Dias, e o deputado federal Diego Andrade (PSD/MG), que solicitou a audiência.

Os participantes mostraram ao ministro que esse aumento na importação de leite em pó traz impactos negativos na competitividade e afeta todos os produtores rurais, principalmente porque alguns países aplicam subsídios diretos à produção, o que traz distorções ao mercado e torna a concorrência desleal com os produtores do Brasil.

De janeiro a julho deste ano, o Brasil importou 161 mil toneladas de lácteos, alta de 158% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Comex Stat. Conforme acompanhamento da CNA, o volume total equivale a 1,2 bilhão de litros de leite que deixaram de ser captados no Brasil, aumento de 268% ante 2022 e consolidando assim o maior volume da história para o período.

De acordo com os participantes, o ministério se comprometeu a adotar medidas já nas próximas semanas. “O ministro disse que atuará de maneira consistente para rever a situação das importações e em prol de nossos produtores”, disse Renato Laguardia após a reunião. "O ministro prometeu que vai apurar as denúncias e intensificar a fiscalização, o que é muito importante para que a gente possa avançar com a produção de leite em Minas e no Brasil”, disse o deputado.

Fonte: Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp