06/08/2023 às 09h02min - Atualizada em 06/08/2023 às 09h02min

Seapa e setor produtivo discutem impactos da importação de derivados do leite com representantes do governo federal

O objetivo é fazer uma avaliação das consequências das importações de derivados do leite e a adoção de medidas efetivas para a proteção da pecuária leiteira

SEAPA
Página Rural
Divulgação Seapa
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, reuniu-se com representantes do governo federal e do setor produtivo para discutir as implicações da importação de derivados do leite no Brasil. O encontro on-line contou com a presença da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Lacerda Prazeres, e de diversas lideranças do segmento.

A reunião foi um desdobramento de um encontro anterior, em 17 de julho, quando os secretários de agricultura dos estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) estiveram em Brasília para tratar do tema com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Durante o evento representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) apresentaram um estudo sobre os efeitos das compras no exterior na disponibilidade de leite no país. De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2023, as importações representaram o volume equivalente em litros a 9% da disponibilidade aparente de leite inspecionado no Brasil. Esse dado evidencia um impacto direto no preço do leite pago aos produtores, desestimulando a cadeia produtiva do leite.

"Este momento é de extrema importância para que todos os setores governamentais, das esferas estaduais e federal, assim como os envolvidos na cadeia produtiva do leite, estejam unidos em prol do fortalecimento do segmento, para que a atividade seja viável. O leite é essencial para a população e a atividade deve ser preservada", afirma o secretário Thales Fernandes.  

Como resultado da reunião, ficou consensual a necessidade de uma mobilização junto aos ministérios da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), com o objetivo de viabilizar uma avaliação das consequências das importações de derivados do leite e a adoção de medidas efetivas para a proteção da pecuária leiteira em todo o território nacional.

Diversas entidades representativas também estiveram presentes nas discussões, incluindo o Sistema Faemg, o Sistema Ocemg, a OCB, a Abraleite e a deputada federal da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite, Ana Paula Leão. 

Fonte: Seapa 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp