01/08/2023 às 16h36min - Atualizada em 01/08/2023 às 16h36min

Estratégias para melhorar o desempenho e reduzir os custos de alimentação em uma fazenda de leite

Essas recomendações podem ser implementadas com efeitos mínimos sobre o desempenho na maioria dos rebanhos.

Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite
Dairy Herd Management
Revista Nutrição e Saúde Animal
Os custos de alimentação continuarão a ser a despesa nº 1 na pecuária de leite. Jim Salfer, educador de extensão da Universidade de Minnesota, comenta algumas das melhores práticas recomendadas para ajudar os produtores a reduzir os custos de alimentação. Essas recomendações podem ser implementadas com efeitos mínimos sobre o desempenho na maioria dos rebanhos.
 

Minimize desperdício e perdas – Em um ano, uma leiteria de 100 vacas pode economizar US$ 58.400, apenas reduzindo as perdas na estocagem. Frequentemente, as fazendas leiteiras têm um “encolhimento” de 30% nas forragens armazenadas em silos e 10% de “encolhimento” nos concentrados em armazéns. "Essa é a maior e mais fácil maneira de reduzir os custos de alimentação", ele diz, afirmando que, para a forragem armazenada em silos ou pilhas, esse é um custo insidioso, porque não se emite um cheque para ele.

Maximize os alimentos feitos em casa – Se você produz a maior parte dos seus alimentos, trabalhe com um nutricionista para maximizar o valor, diz ele. “Se você está usando feno seco comprado, considere reduzir a quantidade e aumentar a silagem de milho na dieta, se houver estoque adequado disponível. Mesmo com um custo maior de compra de proteína, o custo total da dieta provavelmente será menor”, explica Salfer.

Otimize as sobras de cocho – “Com excelente leitura de cocho e gerenciamento de alimentação, muitos conseguiram reduzir com sucesso as sobras para 2% ou menos, para vacas em lactação. A sobre pode ser fornecida para novilhas ou para o grupo de menor produção em um barracão free-stall”, diz ele. À medida que o nível de sobras é reduzido, Salfer diz que é importante: ter uma alimentação de alta qualidade; empurrar a dieta no cocho com frequência; usar estratégias para manter a alimentação ao longo de todo o cocho e tempos de alimentação consistentes.

Evite a superalimentação de nutrientes – Todas as classes de animais devem ser alimentadas com os requisitos nutricionais recomendados, mas não muito acima. Na minha opinião, dietas de novilhas equilibradas consideravelmente acima das recomendações do conselho nacional de pesquisa são um desperdício de nutrientes. “A pesquisa mostra que a alimentação nos níveis recomendados é adequada para um crescimento excelente”, diz Salfer. “Avalie os aditivos e determine se eles são econômicos na dieta.”

Dr. Mike Hutjens, professor emérito de zootecnia na Universidade de Illinois, afirma concordar com Salfer que os custos de alimentação são os principais custos em uma fazenda de leite. “Com a alimentação representando metade das despesas totais da fazenda, é vital mantê-las sob controle”, diz ele. “A única razão para se criar gado é aumentar o retorno das culturas produzidas na fazenda.”

O consultor financeiro independente de agronegócios, Gary Sipiorski, diz que conhecer seus custos é essencial. Ele relata que os custos de alimentação variam entre 20% a 45% da receita bruta, dependendo da quantidade de alimentos que você produz em sua propriedade.

 “Se você comprar toda a comida para o seu rabanho, o custo da alimentação aumentará para cerca de 50% do valor do leite”, diz Sipiorski. “A alimentação é o maior custo para uma fazenda de leite e cada propriedade precisa avaliar individualmente, dependendo de variáveis como necessidades e qualidade da forragem.”

Fonte: Dairy Herd Management
Traduzido e adaptado pelo Canal do Leite


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp