06/11/2010 às 10h39min - Atualizada em 06/11/2010 às 10h39min

Produção de leite cresce no Paraná

Governo do Paraná

Nos últimos vinte anos a produção de leite vem crescendo no Paraná, tanto em qualidade como em volume. Hoje são 114 mil produtores com rebanhos que produzem em média 10 litros por dia por vaca, enquanto que a média nacional fica em torno de 5 litros por dia. 

O Estado é o quarto produtor de leite do país, responsável por 10,3% da produção nacional. Segundo o IBGE, são 3,6 bilhões de litros contra 3,4 bilhões produzidos no ano passado. A região de Francisco Beltrão se destaca como a maior produtora, com 533,0 milhões de litros, seguida de Ponta Grossa com 503,6 milhões de litros. 

Entre os fatores que contribuem para essa evolução estão a capacitação de produtores e dos profissionais que atuam na cadeia produtiva do leite, o melhoramento genético do rebanho, programas de inseminação artificial e as formas de nutrição alimentar. 

O incentivo e apoio do Governo também foram fundamentais para o crescimento deste setor da economia. Os programas Leite das Crianças e Leite Paraná foram criados com o objetivo de gerar empregos, estimular pequenos produtores, dar uma fonte alternativa de renda e principalmente melhorar a qualidade do leite distribuído no Estado. 

O programa Leite das Crianças tem o mérito de atuar em duas vertentes. De um lado atende as crianças de famílias pobres com riscos de desnutrição, que recebem recebem um litro de leite por dia. Na outra ponta, estimula a produção e a pasteurização do leite in natura em laticínios, incentivando um setor importante da Agricultura Familiar. 

Nos mesmos moldes foi criado o programa Leite do Paraná, que atende 6,8 mil beneficiários da merenda escolar, hospitais e centros de ressocialização e presídios.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp