12/07/2023 às 08h36min - Atualizada em 12/07/2023 às 08h36min

Regiões produtoras de queijo Minas artesanal realizam concursos regionais.

Dos concursos regionais sairão os classificados para o Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater/MG
Emater/MG
Após a realização de concursos municipais em várias partes de Minas, começa a fase dos concursos regionais do queijo Minas Artesanal. Neste sábado (dia 8/07), será realizada a etapa regional da Entre Serras da Piedade ao Caraça, em Santa Bárbara. As disputas regionais terão como participantes os ganhadores dos concursos municipais. Os vencedores dos concursos regionais estarão classificados para participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, previsto para ocorrer em Coromandel, no Triângulo Mineiro, em setembro.

A região denominada "Entre Serras da Piedade ao Caraça" é composta por seis municípios: Catas Altas, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Rio Piracicaba, Bom Jesus do Amparo e Caeté. Os municípios estão localizados entre a Serra da Piedade e a Serra do Caraça, dando origem ao nome da região. “A pecuária leiteira existe na região desde o período colonial e a produção de queijos local está relacionada com a mineração. Ela surgiu da necessidade de prover alimentos para as pessoas que vinham trabalhar no local”, explica a engenheira de alimentos da Emater-MG, Fernanda Faria Quadros. Os cinco primeiros colocados do concurso regional estarão classificados para o concurso estadual.

Classificados
Já no dia 15 de julho, será a vez do Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal - Serro, que vai ocorrer em Paulistas. O concurso será bem disputado, com 25 produtores concorrendo, sendo que apenas cinco deles ganharão o direito de participar da premiação estadual. O júri será composto de estudiosos da produção queijeira e por profissionais de gastronomia e vão avaliar diversos aspectos como apresentação, textura, consistência, sabor, aroma dos queijos, entre outras características.

No dia 28 de junho, ocorreu o Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal – Cerrado, em Cruzeiro da Fortaleza. Os vencedores e classificados para a etapa estadual são Cleno Boaventura Júnior (1º lugar/Carmo do Paranaíba), Antônio Lino Rosa (2º lugar/Patrocínio), Henderson Teixeira (3º lugar/Cruzeiro da Fortaleza), Alaor Martins Vargas (4º lugar/Carmo do Paranaíba) e Donizetti Almeida (5º lugar/ Cruzeiro da Fortaleza).

Disputada acirrada
No mês de agosto, serão realizados mais três concursos regionais. No dia 4 de agosto, haverá os concursos da região da Canastra, que vai acontecer em Delfinópolis, e da região de Araxá, programado para ocorrer no município de Sacramento. Ambos concursos prometem disputas bastante acirradas com 30 produtores concorrendo em cada um deles.

Já no dia 10 de agosto, haverá o Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal - Campo das Vertentes, em Tiradentes. “Os concursos regionais são muito importantes por reunir os melhores queijos de cada região e porque é neles que se definem os concorrentes da grande final estadual”, salienta a coordenadora estadual de Queijo Minas Artesanal da Emater-MG, Maria Edinice Rodrigues.

A coordenadora esclarece ainda que nas regiões onde não houver concurso, será feita uma seleção de queijos de empreendimentos legalizados junto ao IMA ou serviços oficiais de inspeção para participar do concurso estadual. Todos os concursos regionais terão a participação dos profissionais da Emater-MG. O Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
 
 
CALENDÁRIO DE CONCURSOS REGIONAIS DE QUEIJOS MINAS ARTESANAIS:
28/06/23 – Região do Cerrado, em Cruzeiro da Fortaleza.
08/07/23 – Região Entre Serras da Piedade ao Caraça, em Santa Bárbara.
15/07/23 – Região do Serro, em Paulistas.
04/08/23 – Região de Araxá, em Sacramento.
04/08/23 – Região da Canastra, em Delfinópolis
10/08/23 – Região do Campos da Vertentes, em Tiradentes.
Obs: Calendário sujeito a alterações. 
 
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emater-MG
Jornalista responsável: Flávia Freitas
Atendimento à imprensa:
Terezinha Leite – Tel.: (31) 3349-8021
E-mail: [email protected]
www.emater.mg.gov.br e facebook.com/ematerminas

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp