07/07/2023 às 12h49min - Atualizada em 07/07/2023 às 12h49min

Dia do Produtor Rural Mineiro, programas do Sistema Agricultura atravessam gerações e fortalecem a sucessão no campo

Hoje, dia 07 de julho é dia de celebrar o Dia do Produtor Rural Mineiro, que acredita no potencial da sua atividade, investe em tecnologia, prepara a terra, lança a semente, cuida do rebanho, colhe os frutos e gera riqueza para os mineiros.

Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)
ASEMG
Nesta sexta-feira (7), é dia de celebrar o Dia do Produtor Rural Mineiro, que acredita no potencial da sua atividade, investe em tecnologia, prepara a terra, lança a semente, cuida do rebanho, colhe os frutos e gera riqueza para os mineiros. Segundo o Ibge, Minas Gerais conta com mais de 607 mil estabelecimentos agropecuários, com atividade diversificada, passando pela produção tradicional de café e leite, grãos, fruticultura e carnes. O setor conta também com a produção dos diversos tipos de queijos artesanais, cada vez mais valorizados, além de produtos pioneiros como produção de azeite de oliva e vinhos premiados internacionalmente.

Importância
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, ressalta a importância do trabalho de cada um para que o estado seja a potência no agronegócio que é atualmente. “Em 2022, o Produto Interno Bruto do agronegócio mineiro alcançou R$ 205 bilhões de reais, representando 22% do PIB total do estado. As exportações mineiras do agro somaram mais de US$ 15 bilhões de dólares, com o envio dos nossos produtos para 152 países. Por trás dos levantamentos que demonstram a força do setor, está o trabalho incansável daqueles que movimentam todo o setor produtivo do agro de Minas”, reconhece. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e suas vinculadas, Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária, apoia o produtor rural com a execução de políticas públicas que orientam o setor para uma produção sustentável, além de disponibilizar a assistência técnica, o serviço de vigilância sanitária que garante a qualidade da produção mineira e investir na pesquisa que gera tecnologias para aumento da produção e da produtividade.

História de Sucesso
Com a atuação das instituições do Sistema Estadual da Agricultura, os produtores mineiros avançam em seus projetos, conquistam mercados e contribuem para o desenvolvimento local, regional e fortalecem a economia mineira. É o que demonstra a trajetória dos produtores Antônio Henrique e Arthur Henrique de Lacerda. Pai e filho se associaram para produzir Queijo Minas Artesanal no município de Santa Bárbara do Monte Verde, contribuindo para resgatar uma tradição regional que havia se perdido. Em relação à formação técnica, pai e filho deram os primeiros passos no Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Ilct). Localizado em Juiz de Fora, o instituto de ensino superior é vinculado à Epamig e contribui, desde 1935, para o crescimento da indústria brasileira de laticínios, com o desenvolvimento e a difusão de tecnologias, capacitação e formação de pessoal para a indústria. “Os técnicos da Emater-MG nos auxiliaram com o projeto e todo o processo da construção da queijaria, da escolha do local e até na documentação. Nesta fase, também contamos com o apoio dos professores da Epamig/ILCT que vieram até aqui nos auxiliar e dos os fiscais do IMA que atuam na região e estão sempre dispostos a ajudar e orientar”, reconhece o produtor Arthur Henrique.

Registro queijaria
Com a dedicação da família, os investimentos no negócio e o apoio das instituições públicas para a regularização, em 2021, a propriedade Fazenda Guimarães de Lacerda, recebeu do governador Romeu Zema o primeiro registro de uma queijaria da região das Serras da Ibitipoca, identificada como produtora de Queijo Minas Artesanal. Na prática, o registro concedido pelo IMA significa que o local segue os processos tradicionais de produção do queijo e que a comercialização do produto pode ser feita de forma legal. 

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp