23/06/2023 às 18h47min - Atualizada em 23/06/2023 às 18h47min

A Cooperativa de Laticínios Piá vai voltar a ser regional, diz novo presidente

Jorge Dinnebier assumiu o cargo na Piá esta semana, e projeta venda de ativos e negociações com fornecedores.

Correio de Gravataí
Cooperativa Piá

 

Enfrentando uma grave crise financeira, a cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, deve voltar a ter uma atuação regional. Atualmente, a indústria de laticínios atende, além do Rio Grande do Sul, os estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. A afirmação é do novo presidente da cooperativa, Jorge Vilson Dinnebier, que assumiu a função oficialmente esta semana, após uma assembleia que envolveu mais de 300 associados na cidade da Serra.

“Precisamos ser realistas. A cooperativa vai atender em torno de 150 quilômetros de Nova Petrópolis. Não adianta hoje a gente atender Santa Catarina, Paraná e São Paulo se não é a nossa prioridade, vamos voltar a atender aqui perto. No futuro podemos voltar? É o que queremos”, disse Dinnebier.

O novo presidente da cooperativa afirma que a situação é crítica, mas que a recuperação deve ocorrer entre cinco e seis anos. “Não se sai da crise em um ano, temos que elencar os pontos mais críticos que temos, os que dão mais prejuízo e estancar logo. Vamos vender ativos e começar de novo a aumentar o faturamento e assim sucessivamente. É um processo que deve levar uns cinco a seis anos.”  plano de recuperação envolve, segundo Jorge Dinnebier, três pilares: associados, financeiro e indústria/comercial.

Próximos passos
A dívida com os produtores passa dos R$ 9 milhões, sem contar outros débitos acumulados pela cooperativa de Nova Petrópolis. Manter o fornecimento de leite é uma das prioridades da nova gestão. “O leite é o condutor da cooperativa. Sem leite, não há indústria. Muito preocupante isso. Estamos fazendo um trabalho de pagamento dos produtores que estão entregando e planejando ainda como vamos fazer com quem tem leite a receber. Não temos dinheiro neste momento, mas estamos fazendo um levantamento para, no futuro, negociar com estas pessoas, até porque é também o sustento destes produtores”, ressalta Dinnebier. 

Além da negociação com os fornecedores, a Piá deve vender parte do seu patrimônio e solicitar mais crédito às instituições financeiras. “Estamos analisando a venda de lojas e como conseguir mais crédito. Uma coisa é fato, o patrimônio da Piá é maior que a dívida. Estamos fazendo o levantamento de matrículas, verificar o que está alienado, hipotecado. Tudo o que que tem e quanto vale.

A partir disso, poderemos, no futuro, tomar decisões. Mas é certo que teremos que vender parte da ‘firma’, nos desfazer de algumas coisas para diminuir as dívidas. E vamos procurar as instituições financeiras. Vamos nos apresentar e apresentar para eles um plano de ação”, afirma o presidente da cooperativa de Nova Petrópolis.

Quem é Jorge Dinnebier
O presidente da Piá tem 59 anos, é natural de Nova Petrópolis, filho de um dos fundadores da cooperativa e associado da mesma desde 1986. Além disso, atuou durante 26 anos na cooperativa de crédito Sicredi Pioneira. Em 2020, Jorge Dinnebier disputou a prefeitura de Nova Petrópolis pelo Republicanos.

Fonte: 
Correio de Gravataí


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp