Realizadas há 39 anos, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes seguem surpreendendo. Sucesso de público, tanto em quantidade quanto em qualidade, o evento se reafirmou como o maior encontro de negócios do food service na América Latina. Foram 52.267 visitantes em quatro dias de feira no Expor Center Norte, de 13 a 16 de junho, número 14% superior ao registrado na edição de 2022, com o público cada vez mais qualificado. Mais de 1.800 marcas expositoras revelaram tendências e soluções em equipamentos, acessórios, utensílios, mobiliário, higiene e limpeza profissional, automação comercial, embalagens etc. “Recebemos visitantes de todo o Brasil e de diversos países que conheceram as últimas inovações para seus estabelecimentos e aproveitaram os projetos de conteúdo, consultorias e experiências”, afirma o Business Manager do evento, Daniel Corigliano. Pelos corredores, profissionais de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, indústrias de sorvetes e outros tipos de estabelecimentos de food service, se encantavam com a variedade de produtos e serviços à sua disposição e, o melhor, com preços diferenciados.
Atenção à sustentabilidade
Outro ponto a ser destacado foi a atenção da Informa Markets, realizadora do evento, às ações de sustentabilidade. “Nos unimos a parceiros importantes para fazer a diferença na vida de milhares de famílias. Arrecadamos mais de 3 toneladas de alimentos que serão doados ao projeto Quebrada Alimentada, que ajuda pessoas em vulnerabilidade da Zona Norte de São Paulo. Foram mais de 40 iniciativas que colaboraram para o desenvolvimento sustentável do setor”, completa Corigliano. Dono de uma padaria e de um negócio de hot dogs em Salvador, Manoel Veloso, acostumado a frequentar apenas eventos do ramo, teve uma grata surpresa em sua primeira incursão pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes. "A Fispal conseguiu atender a todas as demandas que eu tinha, com variedade de fornecedores, boas oportunidades e ideias para incrementar tanto a padaria quanto o quiosque de cachorro-quente", disse.
Almir Lopes, que comanda um bar no Rio de Janeiro há sete anos, visitou o evento pela segunda vez e também se surpreendeu. “Estou achando esta edição particularmente muito boa. Além de um público que realmente entende o que está buscando, todos os principais fornecedores para o nosso ramo estão presentes. Outra coisa bacana é que tem uma grande variedade de marcas que permitem que a gente consiga comparar preços para poder escolher os itens que mais se adequam à nossa capacidade de investimento”.
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Uma das principais parceiras, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), que marcou presença com um lounge e um estande, compartilha da opinião do Business Manager. Para o presidente executivo da entidade, Paulo Solmucci, a feira se consolida mais uma vez como o maior evento do setor na América Latina e, além de trazer inovações tecnológicas com foco no aumento da produtividade sustentável, também discutiu a importância de gerir o negócio com responsabilidade e foco na qualidade do serviço prestado.
“O setor de alimentação fora do lar foi um dos mais afetados pela pandemia e agora encara o desafio de retomar a margem de lucro e quitar as dívidas que se acumularam durante os meses de isolamento social”, destaca o dirigente, acrescentando que outro ponto importante a ser observado é que as novidades em equipamentos e softwares apresentados na feira mostram um Brasil muito mais conectado com as novas tendências que surgem no setor.
Ele lembra que o lounge da Abrasel foi essencial para promover troca de conhecimento e relacionamento entre profissionais do setor de bares e restaurantes de todo o Brasil e parceiros estratégicos. “Foram mais de 3 mil visitantes que passaram pelo nosso lounge e que puderam trocar experiências sobre este setor tão importante para a economia do Brasil”.
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A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes chamaram a atenção também pelas arenas de conteúdo e experiências gastronômicas. Um dos destaques foi o Point dos Chefs, comandado pela Federazione Italiana Cuochi (FIC), onde se compartilharam técnicas e receitas de dar água na boca.
O diretor de marketing da entidade, Sergio Viggiano, celebrou a parceria de sete anos: “Para nós é motivo de muito orgulho a FIC ser convidada para tomar conta do Point dos Chefs, a gente faz isso com muito prazer. Tivemos a participação de mais de 50 chefs envolvidos diretamente na concepção do evento, na programação e na execução de tudo que a gente programou. E fomos visitados por chefs de quase todos os estandes também”, conta.
“São colegas trabalho que encontraram todo o apoio, a confiança e o conforto necessários para poder se sentirem mais ainda em casa. Com relação à organização, a feira, neste ano, melhorou muito o fluxo pessoas. A gente viu que o público foi mais seleto e muito mais objetivo em termos de negócios. Fizemos networking, novos negócios e as apresentações que queríamos. Para 2024, só podemos esperar uma feira maravilhosa, muito movimentada, bem conduzida, e o Point dos Chefs certamente estará fantástico”, espera o chef, lembrando que um dos pontos altos do Point foi a Copa do Mundo de Tiramisú.
Cinco competidores aprovados em seleção prévia prepararam a versão tradicional do doce italiano em busca do reconhecimento de seis jurados, que usaram como critérios de avaliação o sabor, a textura, o aroma e a técnica. Patrícia Guerra, paulistana, advogada, Corregedora do Estado e estudante de gastronomia foi a vencedora e vai representar o Brasil na Itália em outubro, quando acontecerá a grande final do concurso: “É muito emocionante poder representar o nosso país, eu treinei muito para chegar até aqui”.
Fonte: Assessoria de Comunicação FISPAL