20/06/2023 às 18h39min - Atualizada em 20/06/2023 às 18h39min

Especialista afirma que será um ano difícil para a pecuária de leite

À medida que os produtores americanos de leite receberem os pagamentos de verão, será difícil comemorar.

Dairy Herd Management
Canal do Leite
À medida que os produtores americanos de leite receberem os pagamentos de verão, será difícil comemorar. Isso reflete os sentimentos de Ben Laine, um analista do mercado lácteo da empresa de consultoria Terrain, que compartilha que está significativamente menos otimista em relação aos preços do leite e ao estado geral da economia do setor em comparação com o início do ano. Laine observa que é difícil atribuir uma nota à atual situação econômica da pecuária de leite, pois é desafiador olhar para o longo prazo, com os mercados futuros acima da média de 5 a10 anos. "Por exemplo, provavelmente estamos um pouco acima disso ou próximos à média de longo prazo", diz ele.

Laine acrescenta que, em comparação com o ano passado, a situação econômica da pecuária de leite está muito pior em termos de preços do leite, que cairam significativamente em relação aos preços recordes do ano passado, combinados com custos de insumos ainda altos. “Acho que é muito difícil encontrar alguém que esteja acima do ponto de equilíbrio nesses níveis”, afirma ele.

Boas notícias no horizonte?
Laine está esperançoso de que um mercado baixista de grãos reduza os custos da alimentação dos animais, mas isso não acontecerá da noite para o dia. 
“Isso não é algo que vai surgir imediatamente. Acho que o que vai dar algum suporte aos preços do leite, na segunda metade do ano, passando para o ano que vem, será um pouco mais de contração do lado da oferta”, diz ele.

Laine também compartilha que o forte mercado de carne bovina incentiva os produtores a vender os animais inferiores de seu rebanho. “Muita gente, neste tipo de ambiente onde a rentabilidade do leite é diminuída e negativa, está incentivando taxas de descarte mais altas, então você verá um pouco de contração, espero, no rebanho de vacas leiteiras, apertando a oferta um pouco”, diz.

Embora ele não esteja convencido de que uma contração de oferta por si só será suficiente para impulsionar o setor. "Acho que precisaremos de uma oferta um pouco mais restrita, mas realmente precisaríamos de um grande aumento na demanda, para ver um aumento significativo nos preços neste momento", acrescentou ele.

Laine afirma que junho provavelmente terá o preço mais baixo do leite, embora esteja cautelosamente otimista para a segunda metade do ano. “Acho que veremos algum movimento ascendente, mas ainda será um ano difícil”, ele compartilha.
 
Fonte: Dairy Herd Management

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp