18/06/2023 às 10h39min - Atualizada em 18/06/2023 às 10h39min

Raças Gir e Guzerá produzem leite A2 não alergênico

Uma das novidades da pecuária leiteira nacional é o leite A2 não alergênico.

Andréa Oliveira
Hoje em Dia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

Nos últimos anos, têm sido conduzidos programas de melhoramento genético das raças zebuínas Gir e Guzerá para produção de leite A2 não alergênico. Segundo Luciano de Araújo Ferraz, presidente da AMCGIL - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, uma das principais raças produtoras do leite A2 é o bovino Gir Leiteiro. Isso porque a proteína presente no seu leite não causa alergia às pessoas. Como é um produto diferenciado e com alto padrão de qualidade, o leite não alergênico recebe preços maiores no mercado, com grande demanda nos principais laticínios do país.

 

Uma das principais raças produtoras do leite A2 é o bovino Gir Leiteiro

Segundo Luciano de Araújo Ferraz, presidente da AMCGIL - Associação Mineira dos Criadores de Gir Leiteiro, uma das principais raças produtoras do leite A2 é o bovino Gir Leiteiro. Isso porque a proteína presente no seu leite não causa alergia às pessoas. Como é um produto diferenciado e com alto padrão de qualidade, o leite não alergênico recebe preços maiores no mercado, com grande demanda nos principais laticínios do país.

A raça Guzerá também possui aptidão para produção de leite não alergênico

Não somente o Gir Leiteiro possui potencial para produção do leite A2, outras raças também possuem aptidão para tal, como a raça Guzerá. De acordo com André Rabelo, coordenador do PNMGL - Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro, com os avanços no melhoramento genético, daqui a 5 anos, nosso país terá o leite A2 nas prateleiras dos melhores comércios.

As vacas Gir e Guzerá podem alcançar altas produções de leite por lactação

"Nos últimos anos, têm sido conduzidos programas de melhoramento genético das raças zebuínas Gir e Guzerá para produção de leite A2 e os resultados têm sido animadores. Inclusive é cada vez maior o número de vacas dessas raças que atingem altas produções de leite por lactação", afirmam Roberto Luiz Teodoro e Rui da Silva Verneque, professores do Curso a Distância CPT Melhoramento Genético de Gado de Leite, disponível nos formatos em Livro+DVD e Online.

O consumo regular do leite não alergênico previne arteriosclerose e diabetes

Para garantir o mais alto padrão de qualidade do leite de ambas as raças, tem sido realizada a seleção dos puros A2A2, específicos para a produção de leite A2, com maior valor agregado. Além de ser um produto próprio para pessoas com intolerância à lactose, o leite não alergênico possui outros benefícios para a saúde humana, como prevenção da arteriosclerose e do diabetes. Portanto, pode ser consumido por quem não possui alergia, mas quer manter a saúde em dia.  

Fonte: Hoje em Dia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp