16/06/2023 às 16h05min - Atualizada em 16/06/2023 às 16h05min

Consultoria do governo fortalece cadeia do leite em Rondônia

Em dois anos e meio, 2,2 mil propriedades foram atendidas pelo trabalho

Globo Rural
Criado dentro do arcabouço do Agroleite, programa de assistência, inovação e tecnologia na cadeia produtiva do leite do Governo de Rondônia, o Consultec chegou a marca de 2,2 mil propriedades auxiliadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater do Estado. Aprovado em 2020, o Consultec recebeu aporte de R$ 17 milhões do governo.

Segundo a gerente técnica da Emater, Flávia Carvalho, gestora do Consultec, “o programa é uma das etapas de um planejamento elaborado por vários técnicos, para que o Estado possa desenvolver a pecuária e fortalecer a cadeia produtiva”, disse, em nota.

Na prática, o Consultec, que se estende por cinco anos, aplica a metodologia do Balde Cheio, pesquisa desenvolvida há 22 anos pela Embrapa, e difundida por todo o país. Através de capacitação e orientação presencial, a propriedade é capaz de produzir mais leite em menor espaço, melhorar a genética bovina, profissionalizar a gestão financeira e reduzir os impactos ambientais da criação do gado.

Ao final do período de execução, o presidente da Emater, Luciano Brandão explicou que Rondônia será um “case de sucesso”, porque além das 2,2 mil propriedades capacitadas, 74 técnicos receberão certificados da metodologia Balde Cheio.

Fonte: Globo Rural

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp