10/06/2023 às 13h14min - Atualizada em 10/06/2023 às 13h14min

Missão Técnica com 45 produtores rurais amazonenses participam da Mega Leite 2023

Com o apoio do Sebrae e Faea, comitiva busca novas técnicas de produção e conhecem tendências e perspectivas de mercado do leite.

Repórter Parintins
Sepror
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participa da Missão Técnica Sebrae – Mega Leite 2023, evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM), no estado de Minas Gerais.
 
As atividades técnicas acontecem na Fazenda Reunidas HD, e na Embrapa Gado de Leite, no município de Coronel Pacheco, região leiteira de Juiz de Fora, com início na segunda-feira (05/06) e encerramento no sábado (10/06), após visita ao Instituto Cândido Tostes, à Feira Mega Leite e participação no Encontro Brasileiro de Bubalinocultores, com apoio da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite).
 
Com objetivo de conhecer as novas técnicas de nutrição animal, ordenha, produção e beneficiamento de leite utilizados no local, assim como debater tendências e perspectivas do mercado lácteo, participam da comitiva amazonense, o titular da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior; o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço; os prefeitos de Manacapuru, Beto D’Ângelo; e de Silves, Raimundo Paulino, acompanhados dos respectivos secretários municipais de Produção Rural; o Gestor do Projeto de Pecuária do Sebrae Amazonas, Erivan Oliveira; além de 45 produtores rurais amazonenses do setor leiteiro. A comitiva foi recepcionada pelo presidente da Abraleite, Geraldo Borges.
 
Durante a visita a comitiva da Missão Técnica Sebrae amazonense conhecerá as principais forrageiras, sistemas de produção de biogás, sistema de criação em Compost Barn, Free Stall e novas pesquisas e inovações tecnológicas do setor pecuário leiteiro.
 
Muni Lourenço lembrou que a FAEA: “Há alguns anos organiza missões para participar da Mega Leite, que em 2023 bate recorde de participantes, com 45 produtores rurais de diversos municípios amazonenses, que buscam acesso à informação, ao conhecimento de tecnologias que vão continuar a ser fundamentais para o crescimento da atividade de produção de leite no Amazonas”.
 
Para o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães: "Além do conhecimento das novas tecnologias e sistemas de produção do setor, a missão técnica oportuniza a troca de experiência e integração dos pecuaristas. O Governo do Amazonas estará realizando em breve, em parceria com a Embrapa, um evento em Parintins para definir um plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite no estado".
 
Para o pecuarista de Manacapuru, Sebastião Pinheiro, a iniciativa é importante para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Amazonas e será importante na tomada de decisões para novos investimentos em sua propriedade. “Na fazenda conhecemos tecnologias que vão nos permitir produzir um leite de qualidade e com maior rentabilidade. Acredito que a união dos produtores e o apoio técnico do Sebrae é fundamental para o desenvolvimento da pecuária leiteira no estado”, afirmou.
 
Sobre o Compost Barn
Explica a Embrapa que o sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de produção e manejo, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina), provenientes da atividade leiteira. Consiste em um espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado.
 
O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e bem estar animal num local seco para deitarem e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.
 
O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.

Fon
te: Repórter Parintins

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp