08/06/2023 às 12h15min - Atualizada em 08/06/2023 às 12h15min

Megaleite apresenta novas tecnologias e discute práticas de mercado, em BH

A Megaleite reúne também empresas ligadas ao setor leiteiro. São 70 expositores que oferecem máquinas, insumos e produtos ligados à agropecuária.

O Tempo
Flavio Tavares / O Tempo
Belo Horizonte recebe até o próximo domingo (10) a 18ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite, a Megaleite. Considerada a maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite 2023 terá mostra e competições com a participação de cerca de 1.500 animais das principais raças leiteiras do Brasil: Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Guzerá, Jersey, Simental, Simbrasil e Búfalos.

Apesar do setor realizar o evento como uma festa, há preocupação entre os produtores. De acordo com o Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Antônio Pitangui de Salvo, o setor deve receber atenção por causa da modernização. "A pecuária leiteira deve receber atenção e a disseminação da cultura de melhoramento da genética, como estamos vendo nessa feira", disse. 

Além disso, Antônio de Salvo afirmou que o setor sofre um ataque desleal por parte das importações do leite em pó que chega ao Brasil com subsídios garantidos pelos países exportadores. "Estamos sofrendo um ataque desleal, já que o produto importado chega com preços subsidiados nos países de origem, e isso vai contra o produtor, sobretudo, o pequeno produtor, que não tem como competir com os preços praticados", explicou o presidente.

Abertura oficial
A Solenidade de abertura contou com a participação do governador de Minas, Romeu Zema (Novo) e do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), além de lideranças do agro e pecuaristas do Brasil e da América Latina. Após a solenidade de abertura, o público conferiu o ato simbólico do primeiro registro genealógico de um animal do programa “Mais Genética” e da inseminação artificial de número 200 mil. O programa tem como objetivo melhorar a qualidade genética dos rebanhos leiteiros de pequenos produtores, por meio da inseminação artificial gratuita, e é idealizado pelo deputado federal Emidinho Madeira (PL).

Novas tecnologias
A Megaleite reúne também empresas ligadas ao setor leiteiro. São 70 expositores que oferecem máquinas, insumos e produtos ligados à agropecuária. Bruno de Barros, gerente de projetos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, entidade organizadora do evento, a feira tem responsabilidade de mostrar ao produtor as novidades do setor. "O objetivo da feira é mostrar todas as novidades do setor para os produtores com a responsabilidade de melhorar a própria produção e gerar mais negócios", disse. 

Sobre os eventos, Bruno de Barros afirma que além de ser gratuito, a Megaleite tem atrativos para toda a família, incluindo as crianças que terão oportunidade de ver como é a produção. "Temos uma fazendinha, animais e mostramos como é a produção leiteira para a população urbana que não conhece o meio rural", finalizou Barros.

Festival do Queijo Artesanal
Paralelamente à Megaleite, acontece a 5ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, que começou nesta quinta-feira (8) e vai até o domingo (10), também no Expominas. Cerca de 40 expositores, de 12 regiões produtoras do estado, irão apresentar seus produtos, alguns deles premiados em competições nacionais e internacionais. Os visitantes poderão conhecer e degustar variedades de queijos, além de produtos que harmonizam com a iguaria, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho. 

Durante o evento, haverá um espaço gastronômico, onde oito chefs mineiros irão apresentar pratos doces e salgados, tendo o queijo artesanal como um dos ingredientes. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do Festival. Os pratos serão vendidos durante toda a programação. O Festival do Queijo Artesanal de Minas é realizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar. Toda a programação pode ser conferida no site www.megaleite.com.br

Fonte: O Tempo

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp